Ministério da Defesa pede acesso ‘urgentíssimo’ ao código-fonte das urnas

Publicado:

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, pediu, nesta terça-feira (2/8), que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilize o código-fonte das urnas eletrônicas. O ofício solicita acesso ???urgentíssimo???.

O documento está endereçado ao ministro Edson Fachin, presidente do TSE. O prazo estipulado por Nogueira para o recebimento do código é de 2 a 12 de agosto.

LEIA TAMB??M: Lula: ‘Papel das Forças Armadas não é cuidar de urna’
Segundo o texto, o pedido faz parte de demandas do ministério para fiscalização e auditorias nas urnas.

???Solicito à Vossa Excelência a disponibilização dos códigos-fontes dos sistemas eleitorais, mais especificamente do Sistema de Apuração (SA), do Sistema de Votação (Vota), do Sistema de Logs de aplicações SA e Vota e do Sistema de Totalização (SisTot), que serão utilizados no processo eleitoral de 2022???, diz o documento.

O acesso aos códigos-fonte do sistema eleitoral é liberado para partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e para o Ministério Público (MP) 180 dias antes da eleição.

LEIA TAMB??M: Após falas de Bolsonaro, TSE explica urnas eletrônicas às Forças Armadas
Em 2021, o acesso aos códigos-fonte foi aberto em outubro para todas as entidades cadastradas. 

As Forças Armadas, compreendidas pelo Ministério da Defesa, estão entre elas.
Com o acesso aberto, é possivel testar a tecnologia usada durante as eleições. Podendo assim, achar possíveis falhas e sugerir correções.

Segundo o TSE, durante o período de abertura de códigos, a fiscalização dos sistemas pode ser realizada da seguinte forma:
  • Uso de ferramentas de análise de código de mercado. Duas ferramentas são disponibilizadas pelo TSE: Understanding C e Source Navigator;
  • Os representantes podem solicitar melhorias, tirar dúvidas, ou conversar com a equipe técnica.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motorista de app atacado com canivete no DF recebe alta da UTI

Elias Alves dos Santos Filho, motorista de aplicativo, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Ceilândia na última...

Ajuda de Trump

Disparam denúncias de assédio moral no serviço público do DF

Os casos de assédio moral no serviço público do Distrito Federal têm chamado atenção, principalmente por sua natureza abusiva e repetitiva....