Apoio de Neymar a Bolsonaro irrita a cúpula da CBF às vésperas da Copa

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
“Tá nervoso? Morde o cotovelo!”. Assim Neymar Jr, 30, respondeu, exibindo seu sorriso branquinho, àqueles que o criticaram por usar suas redes para apoiar Jair Bolsonaro (PL) à reeleição, num vídeo em que aparecia cantando e dançando.
Isso aconteceu no fim de setembro e, de lá para cá, o atacante do Paris Saint-Germain vem colaborando ativamente com a campanha bolsonarista, chegando a participar de uma live com o candidato, na qual prometeu fazer o número 22 com os dedos quando (e se) fizer o primeiro gol na Copa do Mundo.
Por mais que ele queira, não tem como -e a ordem vem de cima: a FIFA proíbe manifestações políticas durante o Mundial. Todo esse contexto, no entanto, desagradou a CBF. A entidade está mordendo o próprio cotovelo.
A Folha de S.Paulo apurou que, internamente, a atitude do atacante foi considerada uma “afronta pública” à instituição, que havia recomendado neutralidade política aos seus jogadores no período pré-Copa do Mundo.
Neste caso, é importante salientar a diferença, ainda que um pouco sutil, entre “recomendar” e “determinar”. Não há nenhuma proibição, censura ou regra formal em relação ao posicionamento público dos atletas, como o técnico Tite afirmou em recente entrevista à Folha de S.Paulo.
Mas há uma recomendação, um conselho, para que eles baixem a bola e se contenham -o que Neymar não vem fazendo. Para a CBF, faltou bom senso ao jogador, já que suas declarações podem atiçar a rejeição e a hostilidade de parte da torcida, além de contrariar o que havia sido proposto pela gestão do atual presidente, Ednaldo Rodrigues, de desvincular a política do futebol.
O clima interno está esquentando. Mais do que inadequadas, as declarações do atleta de 30 anos foram consideradas pouco inteligentes e imaturas, e o técnico Tite e o coordenador Juninho Paulista analisam a melhor forma de mostrar a Neymar, com todo o jeitinho, que a fase “menino Ney” já deveria ter passado.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Eventos alteram tráfego em diversos bairros de Salvador neste domingo; confira

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) anunciou que, neste domingo (12), haverá mudanças no tráfego de veículos nos bairros da Barra, Rio Vermelho, Comércio, Bonfim, Santo Antônio Além do Carmo e Stella Maris, devido à realização de eventos esportivos e religiosos em vias públicas.   Para garantir a segurança viária e organizar o fluxo

Mãe solo, influenciadora digital Hendy Ohara celebra transformação com chegada do filho

A maternidade transforma. A frase parece um clichê de Dia das Mães, e é. Mas ela também é a realidade de grande parte das mulheres que escolheram ser mães ou que foram surpreendidas com a chegada de um ser em sua vida. A influenciadora Hendy Ohara entra nas duas alternativas e garante: a maternidade a transformou.  

Salvador conquista pela primeira vez nota máxima em índice do Tesouro Nacional que avalia gestão fiscal

Salvador conquistou pela primeira vez nota máxima no índice da Capacidade de Pagamento (Capag), promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Divulgado nesta sexta-feira (10), o cálculo publicado anualmente consagrou a capital baiana como 'A+', consideradando o município com referência no país na área contábil e fiscal.     O feito inédito foi possível graças ao ótimo desempenho