TAGS

Educação infantil: momento de construir as bases do indivíduo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

�??Crianças não são máquinas de aprender. São pessoas e, como tal, devem ser capazes de estabelecer relações, de criar, de sentir, de propor, de ser-estar-agir no mundo com autonomia, criticidade e solidariedade�?�, resume Olga Cristina Rocha, coordenadora nacional de Educação Básica da União Brasileira de Educação Católica (Grupo UBEC), mantenedor do Colégio Católica de Brasília.

Para que o pequeno se torne um jovem consciente, crítico e capaz de trilhar plenamente a vida profissional, o trabalho de base, na Educação Infantil, se faz muito importante. O período de escolarização é também o momento de maior desenvolvimento, pois não está restrito às dimensões física e cognitiva. 

Na Educação Infantil do Colégio Católica de Brasília, os estudantes são acolhidos, cuidados e estimulados a conviver com a diversidade, respeitando o próximo com base nos valores humanos. No local, eles desfrutam de um ambiente de aprendizagem projetado para estimular as múltiplas inteligências, desenvolver as potencialidades e incentivar as diferentes formas de expressão, a brincadeira, o autocuidado, a autonomia, a empatia e a felicidade.

�??Enquanto crescem biologicamente, as crianças interagem socialmente, nutrem sentimentos e emoções, assimilam a cultura de seus grupos sociais, despertam a espiritualidade e isso os constitui como sujeitos transformadores de suas próprias realidades e das realidades em seu entorno�?�, defende a coordenadora.

Novo espaço lúdico e estimulante Em 2022, para potencializar o desenvolvimento e aprendizado dos pequenos, o Colégio Católica de Brasília projetou um espaço lúdico e estimulante inspirado na fauna e flora do Cerrado brasileiro. Agora, as salas e demais áreas do segmento têm como tema o bioma. 

De acordo com o colégio, o projeto foi pensado para atender ao desenvolvimento integral das crianças, foco na proposta pedagógica adotada. Os elementos fornecem às crianças aulas interativas e convivência com aspectos da natureza. Toda a ação tem como objetivo promover o crescimento e a formação acadêmica, humana e pessoal das crianças.

Com inspiração na flora e fauna do Cerrado, os espaços coletivos, como o pátio central imitam as cores e o relevo natural do bioma, enquanto os espaços das salas de aula são caracterizados com árvores e animais típicos da região, e trazem painéis interativos, que favorecem o estreitamento e o sentimento de pertencimento da criança com a escola. 

O mobiliário, com mesinhas, cadeirinhas e marcenaria diferenciados, permitem várias configurações, favorecendo a interatividade entre crianças e professores, e o desenvolvimento das múltiplas inteligências. Todas as salas têm solários, que se comunicam com a parte externa, facilitando o acesso ao parquinho, áreas de prática de brincadeiras e jogos, tornando tudo muito mais lúdico, estimulante e agradável. Afinal, a escola é espaço de convivência. Nessa perspectiva, as crianças já aprendem, desde cedo, a valorizar e respeitar a natureza ao redor, a preservar o meio ambiente e os cuidados com a casa comum.

Em consonância com a proposta pedagógica, cada espaço de aprendizagem tem como mascote um animalzinho da fauna do Cerrado. As turmas circulam por esses espaços, para executar atividades que potencializem as habilidades associadas à inteligência que o bichinho representa. Por exemplo, na sala das capivaras, por serem elas seres coletivos, que vivem em grupos organizados, o ambiente está associado à coletividade. Nesse local temático, as crianças fazem atividades que estimulem as relações sociais e o desenvolvimento das inteligências intra e interpessoal.  

Proposta pedagógica Essa geração de crianças já nasceu em um mundo totalmente digital e é inevitável o uso das tecnologias no cotidiano. Por isso, todas as salas são equipadas com computador, projetor de multimídia e TV, em suporte ao trabalho docente. Em atividades específicas, os alunos são convidados a interagir com dispositivos digitais. 

Porém, o Colégio Católica de Brasília entende que as ferramentas tecnológicas devem estar a serviço das pessoas e não o contrário, o que só é possível com o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Nessa perspectiva, embasada especialmente nos estudos de Jean Piaget e Lev Vygotsky, a instituição tem como linha teórico-metodológica a Pedagogia Cognitivo-Afetiva, que se sustenta em três pilares: pedagogia do afeto, abordagem sociointeracionista e neurociência.  

Por isso, a proposta pedagógica do colégio tem como principal objetivo o desenvolvimento integral do ser. �??Nos preocupamos com as pessoas. Queremos formar ótimos profissionais, mas que exerçam sua competência técnica com solidariedade e justiça. Para isso, pensamos com muito carinho e conhecimento científico e pedagógico, em um ambiente acolhedor e inovador, para propiciar experiências memoráveis de aprendizagem para a vida�?�, complementa Olga. 

Colégio Católica de Brasília Desde 1985, o Colégio Católica de Brasília é referência em excelência pedagógica no Distrito Federal. Prezando por uma formação baseada nos princípios cristãos e na formação humana integral. Nossa equipe de educadores é motivada a acolher crianças, adolescentes e jovens, para juntos formar pessoas detentoras de sonhos sublimes com conhecimento, sabedoria e protagonistas das próprias histórias.

Site | Instagram | Facebook

O post Educação infantil: momento de construir as bases do indivíduo apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal

Na busca por aumentar a segurança na região amazônica, o governo estuda ampliar, em cerca de cem quilômetros (km) a faixa de fronteira do Brasil com...

Desafio do Trabalhador de BMX ocorre no próximo domingo (30); saiba mais

No próximo domingo (30), a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas realizará o Desafio do Trabalhador na Avenida das Nações, no bairro Monte Castelo, às 9 horas.Enquanto parte do calendário de eventos do 1° de Maio –  o...

Brasil volta a ser convidado para reunião de cúpula do G7

O Brasil volta a ser convidado dos grandes encontros de líderes globais. A expectativa para o convite oficial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar do encontro do G7, grupo das sete economias mais industrializadas do planeta, é grande na chancelaria...