Brasil volta a ser convidado para reunião de cúpula do G7

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Brasil volta a ser convidado dos grandes encontros de líderes globais. A expectativa para o convite oficial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar do encontro do G7, grupo das sete economias mais industrializadas do planeta, é grande na chancelaria do governo brasileiro e tudo indica que Lula poderá comparecer ao vento que será realizado em maio, no Japão. 
 
Autoridades japonesas já sinalizaram que o Brasil está entre os países convidados da cúpula de 19 a 21 de maio, em Hiroshima.  Só falta a formalização do convite, que deverá ser feita por meio de um telefonema do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, para o Palácio do Planalto. É provável que Lula aceite o convite e compareça ao evento, pois ele está bem recuperado da pneumonia, segundo fontes do governo. 
 
O G7 é o grupo das economias mais poderosas do planeta, composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. A Comissão Europeia também costuma participar das reuniões do grupo que não fez convites ao Brasil durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
 
A última vez que o Brasil foi convidado e participou de uma cúpula do G7 foi em 2009, no segundo mandato de Lula. O país foi convidado e participou de outras cúpulas desse grupo em 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008, de acordo com a chancelaria brasileira.

  • Leia também: Ciro Nogueira sobre arcabouço fiscal: ‘É lobo mau fantasiado de vovozinha’
 
Apesar do contratempo da pneumonia de Lula, que fez com que ele adiasse a visita de Estado para a China, as chances de o presidente ir para o Japão são consideráveis. A agenda de compromissos da diplomacia do novo governo está bastante intensa desde a posse. Fontes da chancelaria contabilizam 65 encontros bilaterais do ministro das Relações Internacionais, Mauro Vieira, dos quais 16 com chefes de Estado e de governo acompanhando o presidente Lula.
 
O presidente brasileiro embarca em direção à Xangai no próximo dia 11 e, para Pequim, no dia 13. A visita de Estado na capital chinesa ocorrerá no dia 14, e, no dia seguinte, Lula retornará ao Brasil, com escala nos Emirados Árabes. Por enquanto, está mantida a previsão para a assinatura de, pelo menos, 20 acordos entre China e Brasil.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

MEIs terão pequeno alívio com implementação dos novos impostos na Reforma Tributária

Os MEIs (microempreendedores individuais) fazem parte de um regime de tributação próprio, mas terão um pequeno alívio com a implementação do Imposto de Valor Agregado (IVA), instituído pela reforma tributária. O governo Lula propôs uma regulamentação que prevê uma redução de R$ 6 para R$ 3 nos boletos que precisam ser pagos mensalmente. WhatsApp Atualmente

Desoneração da folha de pagamentos cria nova frente de batalha entre governo e Congresso

A medida que mantém a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores até 2027 gerou polêmica entre o Congresso Nacional, STF e o governo federal. Defensores alegam que a proposta visa estimular o crescimento econômico, enquanto o governo questiona o impacto financeiro. A desoneração da folha, adotada pela Medida Provisória nº 540/2011 e convertida

STF tem quatro votos para manter suspensão da desoneração da folha de pagamento

O STF (Supremo Tribunal Federal) registra até o momento o placar de 4 votos a 0 para manter a suspensão da desoneração de impostos sobre a folha de pagamento de 17 setores da economia e de determinados municípios até 2027. Na quinta-feira (25), em decisão monocrática do Cristiano Zanin, em resposta a uma ação protocolada