Relatório da Câmara dos EUA denuncia que profissionais de saúde foram assediados pelo governo Trump

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto
2020 10 05t231702z 551672964 rc2ncj9lm6ea rtrmadp 3 health coronavirus trump

O governo do então presidente dos Estados Unidos Donald Trump (2017-2021) assediou cientistas e funcionários do Centro de Controle de Doenças (CDC), entidade responsável pela saúde pública no país, durante a pandemia de coronavírus, segundo denunciou um relatório publicado nesta segunda-feira, 17. O relatório foi elaborado por um subcomitê da Câmara dos Representantes dos EUA e alega, a partir de entrevistas com ex-funcionários do CDC, que o governo Trump reteve informações sobre o coronavírus do público e assediou reiteradamente seus trabalhadores. Entre outras coisas, alguns funcionários do CDC reclamaram que os funcionários do governo os faziam se sentir �??ameaçados�?� e temer por seus empregos se não aderissem à narrativa da Casa Branca sobre a Covid-19. Além disso, segundo detalha o relatório, o governo Trump tentou em várias ocasiões reescrever as publicações emitidas pelo CDC, especialmente aquelas que pintavam um quadro sombrio nos primeiros meses da pandemia.

Em um dos episódios mais específicos narrados no relatório, é descrito como no verão de 2020 o CDC tinha um plano para determinar todos os usuários do transporte público e da aviação comercial a usar máscaras, mas que o próprio governo foi o responsável por bloqueá-lo. A maioria das companhias aéreas e sistemas de transporte público dos EUA passaram a exigir que passageiros usassem máscaras, mas essa obrigação surgiu das próprias empresas sem que houvesse cuidados ou regulamentações governamentais a seguir na época.

*Com informações da EFE

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

200 manifestantes pró-palestinos são detidos em universidades dos EUA

Mais de uma centena foi detida no campus da Northeastern University, anunciou a universidade de Boston, no nordeste dos EUA, onde a polícia obrigou os manifestantes a abandonarem um acampamento. "No âmbito da evacuação, cerca de 100 pessoas foram detidas pela polícia. Os estudantes que apresentaram os seus cartões de identificação da Northeastern [University] foram

Dois ucranianos morrem esfaqueados na Alemanha: suspeito é russo

As autoridades da Alemanha detiveram, na noite de sábado, um cidadão russo-alemão por ser suspeito de esfaquear até à morte dois ucranianos, na cidade de Murnau, no sul do país.  De acordo com a imprensa alemã, o crime aconteceu nas imediações de um centro comercial da cidade, na Alta Baviera, por volta das 17h20 locais.

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia

Ruby Leaning foi diagnosticada com leucemia linfoblástica aguda em 2020, quando tinha apenas seis anos. Depois de vários testes, a sua irmã, então com dois anos, Mabel Leaning, surgiu como uma "combinação perfeita" e a doação da medula acabou salvando a sua vida. Segundo o SWNS, um serviço de notícias britânico, citado pela Fox News