TAGS

Primeiro dia de provas do Enem tem fim; veja os assuntos que caíram

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Terminou às 19h deste domingo (13/11) a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022, nas versões impressa e digital. As provas foram aplicadas para estudantes de todo o Brasil, de 13h às 19h. Os gabaritos oficiais serão divulgados apenas no próximo dia 23 de novembro.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os participantes realizaram provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação do gênero dissertativo-argumentativo, contendo até 30 linhas, com o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasilâ€.

O certame contou com questões sobre o Estado Democrático de Direito, em especial, o reconhecimento do resultado das eleições, a participação das mulheres no universo do skate e a valorização da cultura nordestina.

Carnaval, redes sociais, acessibilidade de pessoas com deficiência e obras literárias também permearam os itens da prova de linguagens e ciências humanas deste ano

Puderam contar com tempo adicional para a prova, mães em período de amamentação, participantes com transtornos funcionais, como dislexia, discalculia e déficit de atenção, e inscritos que solicitaram recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Primeiro dia Os portões foram abertos ao meio-dia deste domingo (13/11), e fechados às 13h para o início das provas. O certame durou até as 19h.

De acordo com o Inep, 3.396.632 estudantes se inscreveram no exame – o segundo menor índice em 17 anos. Do total, 3,3 milhões realizarão a versão impressa da prova. As demais 65 mil inscrições correspondem a estudantes que fizeram o Enem digital. O número de abstenções, no entanto, ainda será divulgado pelo instituto.

Desde 2017, o exame é aplicado em dois domingos diferentes – até então, a prova ocorria em apenas um final de semana, aplicada no sábado e no domingo.

O segundo será em 20 de novembro. Os participantes resolverão itens de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O Inep divulgará os gabaritos até o dia 23 deste mês, conforme previsto em edital.

The post Primeiro dia de provas do Enem tem fim; veja os assuntos que caíram first appeared on Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal

Na busca por aumentar a segurança na região amazônica, o governo estuda ampliar, em cerca de cem quilômetros (km) a faixa de fronteira do Brasil com...

Desafio do Trabalhador de BMX ocorre no próximo domingo (30); saiba mais

No próximo domingo (30), a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas realizará o Desafio do Trabalhador na Avenida das Nações, no bairro Monte Castelo, às 9 horas.Enquanto parte do calendário de eventos do 1° de Maio –  o...

Brasil volta a ser convidado para reunião de cúpula do G7

O Brasil volta a ser convidado dos grandes encontros de líderes globais. A expectativa para o convite oficial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar do encontro do G7, grupo das sete economias mais industrializadas do planeta, é grande na chancelaria...