Fortes chuvas causam situação de emergência e calamidade em vários pontos do município de Caravelas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A situação vivida por muitos moradores do município de Caravelas é crítica e de apreensão. Nesta segunda-feira (19) já havia registro de várias famílias desalojadas e centenas de outras em situações de risco.

Os moradores de regiões ribeirinhas estão entre os mais afetados, com o rápido avanço das águas. Comunidades rurais, de povoados e distritos estão com dificuldade de se deslocar pelo município, após o surgimento de vários pontos de alagamento e pontes derrubadas pela força das águas das chuvas.

Juerana 9 e1671475415498
Água avançando nas residências de moradores de Juerana

Quem vive nessas áreas está dividindo as horas do dia na tarefa de acompanhar o nível das águas, ficar alerta ao risco maior de enchente ou suspender móveis dentro de casa.

Em Nova Tribuna, por exemplo, moradores estão impossibilitados de transitar pela estrada de acesso à Duque de Caxias (distrito de Teixeira de Freitas). Outro ponto de saída, no trecho de acesso deste distrito à BR-101, está repleto de buracos, com áreas alagadas e muitas crateras, dificultando o escoamento da produção da agricultura familiar, o socorro médico de urgência e o transporte escolar.

BR 418 5 scaled
BR-418 interditada com a queda de parte da pista, no trecho próximo à Espora Gato

A interdição na BR-418 deixou completamente interditada a passagem de moradores de Nova Esperança (povoado conhecido como ‘Espora Gato’). Já em Juerana são muitas as residências tomadas pela água e com várias famílias desalojadas.

Outros distritos (Barcelona, Barra de Caravelas, Rancho Alegre e Ponta de Areia) também têm várias famílias atingidas e em estado de vulnerabilidade. Os dados ainda estão sendo apurados, enquanto essas pessoas são cadastradas e socorridas.

Barra de Caravelas 33
Alagamento nas ruas da Barra de Caravelas

Em Caravelas, o tempo chuvoso atingiu moradores dos bairros (Damor da Cruz Alcântara, Palmeiras, Olaria, Tancredo Neves, São Judas Tadeu I e II). Muitos deles estão em áreas alagadas, casas inundadas, ou enfrentando queda de árvores, redes de esgoto transbordando e com perdas materiais.

De acordo com o Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, “uma força tarefa reúne ações de várias secretarias e da Defesa Civil Municipal com monitoramento de áreas e disponibilidade da estrutura necessária para o socorro emergencial – caminhão limpa-fossa, tratores, retroescavadeiras e mão de obra -, além do acompanhamento das famílias e distribuição de benefício eventual (cesta básica e aluguel social), amparando a população nesse momento difícil”, destacou.

Abaixo, a última atualização de dados da Defesa Civil do município de Caravelas:
– Óbitos: 00
– Feridos: 00
– Desaparecidos: 00
– Desalojados: 08 (Em aluguel social/casa de parente)
– Desabrigados: 00
– Outros Afetados: 2.850

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara de Caravelas mantém aprovação das contas de 2023 do ex-prefeito Silvio Ramalho

As contas do ex-prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, relativas ao exercício financeiro de 2023, foram mantidas como aprovadas com ressalvas após votação na sessão...

Maioria dos vereadores de Caravelas reprova lei orçamentária com pedido de Doutor Adauto para autorizar até cem por cento de suplementação em 2026

Por 6 votos a 4, a Câmara de Vereadores de Caravelas rejeitou o pedido da gestão do prefeito Doutor Adauto para ter autorização de...

Presidente da Câmara de Alcobaça discute aviação regional e solicita atenção para aeroporto de Caravelas

O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Érico Miranda, participou de uma reunião com representantes do Governo da Bahia para tratar da aviação regional....