Lula e Janja chegam para coquetel no Itamaraty

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Logo Agência Brasil

O presidente recém-empossado Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, chegaram às 21h no Palácio Itamaraty para a última etapa do protocolo oficial de posse, um coquetel com autoridades estrangeiras e outros convidados do casal presidencial. Eles foram recepcionados pelo novo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.ebcebc

Em rápida troca de palavras com jornalistas, Lula disse que não pretenderá mais restringir o espaço da imprensa na área externa do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. “Não vai ter mais cercadinho”, disse o presidente, referindo-se ao alambrado que permaneceu no local durante toda o governo de Jair Bolsonaro.  

Notícias relacionadas:

  • Lula dá posse a ministros e assina primeiras medidas de governo.
  • No Planalto, Lula recebe cumprimento de chefes de Estado estrangeiros.

Houve atraso de cerca de uma hora e meia na chegada de Lula em relação ao cronograma oficial, e algumas autoridades estrangeiras decidiram não aguardar a chegada do mandatário brasileiro. Foi o caso do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que disse ter uma reunião bilateral com Lula às 12h de amanhã (2).

A primeira-dama chegou ao coquetel com um vestido longo de tom azulado, roupa diferente do blazer e calça, desenhados pela estilista Helô Rocha, utilizado por ela durante as etapas anteriores da posse, no Congresso e no Palácio do Planalto.

Além dos 18 chefes de Estados que vieram à Brasília participar da cerimônia oficial de posse, convidados como o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também compareceram ao coquetel. O ministro, que também integra o Supremo Tribunal Federal (STF) foi aplaudido ao chegar.

O vice-presidente Geraldo Alckmin e a segunda dama, Lu Alckmin, também participam do coquetel no Itamaraty. Não estão previstos pronunciamentos ou entrevistas.

No cardápio do coquetel, constam quitutes brasileiros como bolinho de feijoada, acarajé e  pudim de tapioca. Outros pratos são mojica de mandioca, churros de tapioca com vatapá, arroz carreteiro com ovo e PANCs e bolinho de piracuí. Entre os chefes que participaram da elaboração do cardápio estão Nara Amaral, Kalymaracaya Nogueira, Morena Leite, Paulo Machado e Saulo Jennings.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Bolsonaro será ouvido em casa pela PCDF no caso de arma apreendida

A Polícia Civil do Distrito Federal determinará o depoimento presencial de Jair Bolsonaro sobre a arma registrada em seu nome, apreendida com um...

Tebet: candidatura de França ao governo de SP pode atrapalhar Haddad

Resumo: A pré-candidata ao Senado por São Paulo, Simone Tebet (PSB-SP), comenta rumores sobre a possível candidatura de Mário França ao governo de...

Com expectativa de saída de Jaques Wagner, governo articula sucessão

Lula se reunirá nesta semana com Jaques Wagner, líder do governo no Senado, para tratar da possível saída dele do cargo e conter...