“Estamos saindo das trevas”, afirma Lula em primeiro encontro com reitores de universidades do país

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quinta-feira (19) com reitores de universidades federais de diversos estados do país. Durante o encontro, que aconteceu no Palácio do Planalto, Lula afirmou que o país inicia um novo momento na educação e que “sairá das trevas” e  “voltará à luminosidade de um novo tempo”.

“Não existe na história da humanidade nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse resolvido o problema da formação do seu povo. Nós estamos começando um novo momento. Eu sei do obscurantismo que vocês viveram nesses últimos quatro anos e eu quero dizer que estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, disse Lula aos reitores.

Em sua campanha eleitoral de 2022, Lula prometeu retomar os investimentos nas instituições de ensino federal, além de se comprometer no desenvolvimento de uma melhor relação entre governo e as universidades públicas, que decaiu nos últimos anos.

Relembrando da época de seus primeiros mandatos como presidente da República, Lula disse que houve investimento em pesquisa, na educação básica e no ensino superior.

“Eu tenho orgulho de ter vivido o momento em que a gente mais acreditou na educação”, disse o presidente. O petista citou ainda que mantinha o hábito de receber os reitores todos os anos para avaliar reivindicações das universidades do país.

Além de convite diretamente encaminhado a cada reitor, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), presidida pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca, e representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) também participaram do encontro.

“As universidades foram maltratadas, detratadas, esganadas orçamentalmente. Fomos colocados como alvo, e pior: fomos alijados do nosso papel principal, que é estar a serviço do Brasil, dos projetos de desenvolvimento nacional”, disse o presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), Ricardo Fonseca, reitor da UFPR, que fez a fala de abertura.

Quem também estava presente no encontro era o ministro da Educação, Camilo Santana, que, assim como Lula, reforçou a intenção de engrossar os investimentos na educação superior.

Ainda durante a reunião, o ministro estabeleceu alguns compromisso com os reitores, como por exemplo formar o novo Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para 2024, e criar o Sistema Nacional de Educação (SNE), que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, mas ainda está dependendo da análise do Senado.

Além disso, Camilo Santana também firmou o compromisso de omear todos os reitores eleitos pelos pares, retomar as mais de 4 mil obras paralisadas em todos os âmbitos e reajustar as bolsas de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Do estado baiano, seis instituições participaram do encontro com o presidente Lula, são elas:

Instituto Federal Baiano – IFBA;

Instituto Federal da Bahia – IFBA;

Universidade Federal da Bahia – UFBA;

Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB;

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB;

Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tarcísio acompanha Bolsonaro em ato e é criticado por ausência na Agrishow

ANA GABRIELA OLIVEIRA LIMASÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou neste domingo (28) de ato com Jair Bolsonaro (PL) e líderes rurais em Ribeirão Preto, interior do estado. O evento que homenageia o ex-presidente acontece no mesmo dia de abertura simbólica da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia

Flávio Bolsonaro pede para TCU suspender licitação do governo Lula para agências de publicidade

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue e suspenda a licitação promovida pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) para contratar agências de publicidade ao custo de R$ 197 milhões. O parlamentar aponta supostos indícios de favorecimento de empresas e possibilidade de uso dos

Juíza manda prender jornalista de PE por denúncias contra promotor

NICOLA PAMPLONARIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A juíza Andreia Caiado da Cruz, da 11ª Vara Criminal de Pernambuco, determinou a derrubada das redes sociais e a prisão do jornalista Ricardo Antunes, por descumprimento de decisão judicial para retirar do ar denúncia contra promotor do Ministério Público do estado. A defesa de Antunes afirma que