TAGS

Feira de Santana: Primeiro ônibus com trabalhadores resgatados traz 45 pessoas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Um primeiro grupo de trabalhadores encontrados em situação análoga à escravidão (ver mais aqui) chegou nesta segunda-feira (27) à Bahia. O ônibus desembarcou em Feira de Santana por volta das 11h e trouxe 45 pessoas, informou ao Bahia Notícias a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia.

Ao todo, 194 trabalhadores baianos são esperados depois de saírem em comboio de quatro ônibus da cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul (RS). A viagem foi iniciada na noite da última sexta-feira (24). Apenas quatro baianos preferiram ficar no Rio Grande do Sul. A PRF informou que o grupo parou no posto da PRF, em Feira de Santana.

trabalhadores 2

Foto: Divulgação / PRF-BA

Depois do desembarque, os trabalhadores devem seguir para Salvador onde vão passar pela Defensoria Pública do Estado (DPE). Há pessoas de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e Conceição do Coité, na região sisaleira.

trabalhadores 1

Foto: Divulgação / PRF-BA

Na última quinta-feira (22), 207 homens foram resgatados após serem colocados em condição degradante de trabalho em fazendas de uvas  na região de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Um empresário, responsável pelo recrutamento dos trabalhadores, chegou a ser preso.

O homem foi identificado como Pedro Augusto de Oliveira Santana, de 45 anos, natural de Valente, na região sisaleira baiana. Ele pagou uma fiança de R$ 40 mil e foi liberado para responder o processo em liberdade.

Às autoridades, os trabalhadores relataram que eram submetidos a condições degradantes de trabalho, tais como atrasos nos pagamentos dos salários, jornada exaustiva, alojamento precário e com alimentação estragada. Eles ainda disseram que sofriam humilhações, ameaças verbais e agressões físicas.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Dupla baiana de canoagem garante vaga para os Jogos Olímpicos de Paris

A dupla de canoagem, Filipe Vieira Santana e Jacky Goldman, garantiu nesta quarta-feira (24) a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris. No primeiro dia do Pan-Americano de Canoagem de Velocidade e Qualificatória Olímpica das Américas, os atletas garantiram a classificação após vencer a prova dos 500 metros na categoria C2 Masculino.   Os baianos

Professores da rede estadual podem se inscrever para receber vale-livro da Bienal

Dez mil vales-livro serão distribuídos entre professores e estudantes da Educação Básica da rede de ensino estadual para serem utilizados durante a Bienal do Livro da Bahia 2024, que acontece de 26 de abril a 1° de maio, no Centro de Convenções Salvador, no bairro da Boca do Rio.    Mil e quatrocentos vales serão

Jacuipense anuncia Edgo Guedes, 7° reforço do clube para a Série D

O Jacuipense anunciou, na noite desta quarta-feira (24), a contratação do atacante Edgo Guedes, de 22 anos.           View this post on Instagram                       A post shared by Esporte Clube Jacuipense (@ecjacuipense)   Edgo já treina com a equipe do Leão