Agência espacial russa pondera antecipar lançamento da ‘Soyuz MS-24’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Segundo o diretor executivo do Departamento de Programas Tripulados da agência espacial russa, Serguei Krikaliov, há ainda muitas variáveis para que o projeto possa ser desenvolvido.

“Estamos estudando uma forma de otimizar o programa à medida que avançamos. Uma vez que a missão da ‘Soyuz MS-23’ foi também antecipada, o mesmo poderá acontecer com a da ‘Soyuz MS-24’. No entanto, ainda nada está decidido”, afirmou Krikaliov.

Em 11 de janeiro passado, Krikaliov informou que a ‘Soyuz MS-23’ partiria para a ISS em setembro de 2023, mas acabou por antecipá-la para 24 de fevereiro numa missão não tripulada, a fim de trazer de volta dois cosmonautas russos e um astronauta da NASA em vez da danificada ‘Soyuz MS-22’.

Trata-se dos cosmonautas russos Sergei Prokopiev e Dmitri Petelin, e do astronauta americano de origem salvadorenha Frank Rubio, que estão na ISS desde 21 de setembro de 2022.

Krikaliov, que falava aos jornalistas após a cerimônia de assinatura de um acordo de cooperação entre a Biblioteca Presidencial Ieltsin (ligada ao antigo Presidente russo, Boris Ieltsin) e a Roscosmos, referiu que a agência espacial russa está a procurar “a solução mais racional”.

O acordo entre a Biblioteca Presidencial Ieltsin e a Roscosmos tem por objetivo preservar e divulgar a história da cosmonáutica russa.

Apesar das tensões entre a Rússia e os parceiros ocidentais da ISS sobre a invasão russa da Ucrânia, as agências espaciais não pararam de cooperar em 2022.

A Roscosmos tomou a decisão de descartar a ‘Soyuz MS-22’ para o regresso da tripulação russo-norte-americana à Terra, depois de ter sido detetada uma fuga no sistema de arrefecimento da nave em dezembro passado.

Posteriormente, em 11 de fevereiro, foi detetada nova fuga no sistema de refrigeração do cargueiro espacial russo ‘Progress MS-21’, o que levou as autoridades espaciais russas a recear a existência de uma falha no projeto, razão pela qual a ‘Soyuz MS-23’ só partiu para o espaço após ter sido alvo de uma rigorosa inspeção.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Meta gastou mais do que esperava em Inteligência Artificial

A Meta compartilhou os resultados financeiros relativos ao primeiro trimestre de 2024, desvendando ainda os custos do forte investimento que empresa tem feito no desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA). A Meta esperava gastar entre 30 a 37 bilhões de dólares mas, ao que parece, os custos foram superiores em até 5 bilhões de dólares do

Anúncios políticos: veto do Google pode criar monopólio para redes sociais, dizem especialistas

O Google vai proibir, a partir de maio deste ano, o impulsionamento de propagandas políticas em todas as suas plataformas. A medida atende as exigências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que quer restringir o uso de inteligência artificial (IA) nos anúncios eleitorais e combater a circulação de fake news. A decisão divide a opinião de

Apple remove apps de IA que criam fotografias com “nudez não consensual”

A Apple está removendo todos os aplicativos com os quais seja possível recorrer a Inteligência Artificial para criar fotografias com “nudez não consensual”. A informação está sendo compartilhada pelo site 404 Media, que indica que algumas destas apps até já foram removidas da loja virtual da ‘Empresa da Maçã’, a App Store. As apps em