Morre Romualdo Arppi, juiz de final entre Atlético e Flamengo em 1980

Publicado:

Morreu, neste domingo (5/3), o ex-árbitro Romualdo Arppi Filho, em Santos, no litoral de São Paulo. Juiz da final da Copa do Mundo de 1986, ele também apitou o jogo de ida da final entre Atlético e Flamengo no Campeonato Brasileiro de 1980.
 
 
Arppi Filho morreu aos 84 anos. Ele estava internado no Hospital Ana Costa, onde fazia tratamento renal.

No auge da carreira, o árbitro apitou a final da Copa de 86, no México, onde a Argentina sagrou-se bi mundial ao vencer a Alemanha por 3 a 2.
Natural de Santos, Arppi Filho nasceu em 7 de janeiro de 1939. Ele se tornou o segundo brasileiro a apitar uma final de Mundial, antecedido por Arnaldo Cézar Coelho.
O paulista iniciou a carreira aos 14 anos e, profissionalmente, aos 20. Apitou decisões do Campeonato Brasileiro em 1980, 1984 e 1985, tendo também participado de três Olimpíadas: 1968, 1980 e 1984.

Polêmica na final do Brasileiro de 1980

Romualdo Arppi Filho foi o juiz do confronto de ida entre Atlético e Flamengo, pela final do Campeonato Brasileiro de 1980, no Mineirão, em Belo Horizonte. A partida decisiva contava com mais de 90 mil espectadores no Gigante da Pampulha.
Na ocasião, o Galo venceu por 1 a 0. Ainda assim, os atleticanos ficaram na bronca com a arbitragem. Logo aos 10', Reinaldo fez jogada individual e foi parado dura entrada do volante Andrade. Arppi Filho assinalou falta, sem expulsar o atleta flamenguista.
Ainda assim, o próprio Reinaldo viria a balançar as redes no início do segundo tempo, decretando a vitória alvinegra por 1 a 0. A reclamação dos alvinegros envolvia a percepção de que o Atlético poderia ter construído um placar mais elástico se tivesse contado com um jogador a mais desde o início da partida.
 
Além disso, também houve contestação de outros lances do jogo. O Alvinegro cobrou por dois pênaltis não marcados e dois gols anulados. 
Na volta, no Maracanã, o Galo foi superado por 3 a 2 pelo Flamengo e ficou com o vice-campeonato. A partida no Rio de Janeiro teve ainda mais polêmicas de arbitragem, envolvendo o juiz José de Assis Aragão.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Olheiros do Esporte Clube Bahia estarão em Prado nesse final de semana observando atletas da região

Os olheiros do Esporte Clube Bahia vão realizar avaliações para categorias de base em Prado, observando o potencial dos atletas participantes. a chamada peneira acontecerá...

Jogadores profissionais do Sport Recife homenageiam jogadores da base no dia das crianças

O dia das crianças foi comemorado com uma homenagem de renomados jogadores profissionais do Sport Recife num evento inspirador para jovens que acreditam na...

Atlético-MG: amante confessa tentativa de extorsão a Everson

 A mulher denunciada pelo goleiro Everson, do Atlético-MG, por tentativa de extorsão, confessou para a policia o crime. Ela seria amante do jogador e pediu R$ 500 mil para não divulgar as provas que tinha do caso com ele.Fabiana Coelho de Souza, fotógrafa, começou a ter um relacionamento com Everson há dois, segundo ela contou em