Telescópio James Webb captura estrela à beira da morte. Ora veja

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A NASA divulgou a imagem nesta terça-feira, na conferência South by Southwest em Austin, no Estado norte-americano do Texas.

A observação foi uma das primeiras feitas pelo telescópio Webb após o seu lançamento no final de 2021.

Os seus ‘olhos’ infravermelhos observaram todo o gás e poeira lançados para o espaço por uma enorme estrela quente a 15.000 anos-luz de distância. Um ano-luz tem cerca de 9,46 trilhões de quilômetros.

Com um brilho em roxo, o material expelido pela estrela já compôs em tempos a sua camada externa.

O telescópio espacial Hubble tirou uma foto da mesma estrela em transição há algumas décadas, embora parecesse mais uma bola de fogo, sem os detalhes minuciosos.

A transformação ocorre apenas com algumas estrelas e normalmente é o último passo antes de explodirem, transformando-se em supernova, segundo os cientistas.

“Nunca a vimos desta forma antes. É realmente emocionante”, salientou Macarena Garcia Marin, cientista da Agência Espacial Europeia que faz parte do projeto.

Esta estrela na constelação de Sagitário, oficialmente conhecida como WR 124, tem 30 vezes a massa do nosso sol e já expeliu material suficiente equivalente a 10 sóis, segundo a NASA.

O James Webb, o maior e mais poderoso telescópio já lançado no espaço, é um projeto de 10.000 milhões de dólares e tem o nome de um antigo administrador da NASA, tendo sido enviado para o espaço em 25 de dezembro, após sucessivos atrasos, num foguetão de fabrico europeu. Está em órbita a 1,5 milhões de quilômetros da Terra.

Os astrônomos esperam com o James Webb obter mais dados sobre os primórdios do Universo, incluindo o nascimento das primeiras galáxias e estrelas, mas também sobre a formação de planetas.

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Apple remove apps de IA que criam fotografias com “nudez não consensual”

A Apple está removendo todos os aplicativos com os quais seja possível recorrer a Inteligência Artificial para criar fotografias com “nudez não consensual”. A informação está sendo compartilhada pelo site 404 Media, que indica que algumas destas apps até já foram removidas da loja virtual da ‘Empresa da Maçã’, a App Store. As apps em

Sonda da Agência Europeia detecta ‘aranhas’ em Marte

Imagens capturadas pela Agência Espacial Europeia (ESA) revelam fenômeno em Marte que gera formas semelhantes a aracnídeos. Uma imagem capturada recentemente pela sonda ExoMars Trace Gas Orbiter , da ESA, desvendou uma série de configurações na superfície de Marte que, à primeira vista, se assemelham a um conjunto de aranhas. Essas configurações bastante particulares, encontradas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um novo grupo de cibercriminosos sequestrou imagens íntimas e dados financeiros de pacientes de consultórios de cirurgia plástica do Rio Grande do Sul e do Paraná. Também publicou prontuários de uma clínica de saúde sexual masculina em Minas Gerais. O Qiulong veio a público na sexta (19) em página na