Alemão recusa prêmio. Venceu com imagem feita com inteligência artificial

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Um fotógrafo alemão, vencedor do prêmio Sony World Photography Award na categoria Criatividade, renunciou ao prêmio depois de revelar que a foto que o levou a receber a honraria era, na verdade, uma criação de inteligência artificial (IA).

O prêmio foi concedido a Boris Eldagsen na semana passada por seu trabalho intitulado “Pseudomnesia: The Electrician”, que apresenta uma imagem em preto e branco de duas mulheres de diferentes gerações.

Posteriormente, o fotógrafo admitiu que seu objetivo era verificar se competições desse tipo estão prontas para lidar com imagens criadas por inteligência artificial, além da necessidade de gerar uma discussão sobre o futuro da fotografia.

“Concorri como um ‘macaco esperto’ para ver se as competições estão preparadas para imagens criadas por IA. Não estão. Nós, no mundo da fotografia, precisamos iniciar um debate. Um debate sobre o que consideramos ser fotografia e o que não é. O ‘chapéu’ da fotografia é grande o suficiente para convidar as imagens de IA a entrar, ou isso é um erro? Com a rejeição do prêmio, espero acelerar esse debate”, disse Boris Eldagsen em comunicado citado pela imprensa internacional.

Para o fotógrafo, “as imagens de IA e a fotografia não devem competir entre si em um prêmio como este”, uma vez que “são entidades diferentes”.

Apesar da polêmica gerada em torno da premiação, o júri admitiu que sabia que a imagem tinha sido criada por inteligência artificial.

Um porta-voz da organização do World Photography indicou que, durante as conversas com o artista, antes de ser anunciado como vencedor, este confirmou que a obra era uma “co-criação” de sua imagem, usando inteligência artificial.

“Ele nos explicou como, depois de duas décadas de fotografia, seu foco artístico mudou para explorar as possibilidades criativas da inteligência artificial e enfatizou que a imagem depende muito do conhecimento fotográfico”, disse o porta-voz.

Além disso, segundo a mesma fonte, a categoria de Criatividade da competição “aceita várias abordagens experimentais para a criação de imagens, desde cianótipos e radiografias até utilização de tecnologia de ponta”, o que levou a organização, após falar com o fotógrafo, a considerar que a inscrição “preenchia os critérios” para a categoria.

“Além disso, estávamos ansiosos para participar de uma discussão mais aprofundada sobre esse assunto e saudamos o desejo de diálogo de Boris, preparando perguntas para uma sessão de perguntas e respostas com ele em nosso site. Como ele decidiu recusar seu prêmio, suspendemos nossas atividades com ele e, a pedido dele, removemo-lo da competição”, concluiu.

Leia Também: Acrobata chinesa morre ao cair durante apresentação no circo com o marido

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Após viralizar nas redes sociais, música ‘Casca de Bala’ promete ser o hit do São João

LUÍSA MONTESÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Nas últimas semanas, o verso "eu e casca de bala" circulou bastante pelas redes sociais. A música do cantor potiguar Thullio Milionário virou "trend" e reuniu casais, amigos, pais e filhos, cachorros e donos ou qualquer um que quis dançar com seu companheiro de todas as horas. "Casca de

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

Todos nós temos manias. Algumas são bem peculiares e por vezes temos vergonha de assumir. Com as celebridades não é diferente! Alguns famosos não abrem mão de certos rituais, que podem ser estranhos para muita gente, mas que eles acreditam serem importantes para o equilíbrio mental e se manterem no caminho certo. Que tal conhecer

Vocação? Famosos que quase se tornaram padres ou freiras!

Quando se trata de celebridades, algumas sempre souberam que queriam ser famosas, enquanto outras tinham ideias diferentes sobre o que queriam fazer com suas vidas. Se tornar um religioso é, sem sombra de dúvidas, um dos rumos mais inesperados e quase tomados por algumas estrelas. Na verdade, já é bastante incomum essa vocação ser seguida