TAGS

Amargosa: protocolo vai orientar professores sobre como lidar em atentados nas escolas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A prefeitura de Amargosa, na zona da mata baiana, informou que vai implantar nas escolas do município um protocolo interno a fim de orientar  os professores sobre como lidar com atentados, indicando saídas de emergência e rotas de fuga, por exemplo. A medida está dentro das ações previstas em decreto publicado na última quarta-feira (12), que institui a criação do “Comitê interinstitucional de avaliação, apoio e gerenciamento para a promoção da segurança escolar no município”. 

O decreto surge em virtude do registro de diversos casos de atentados violentos à creches e escolas no Brasil e no mundo nos últimos 15 dias. O objetivo é  investir em medidas para criar canais de expressão e acolhimento aos alunos, além de reforçar a segurança nas escolas e tranquilizar a população.

Devido ao decreto algumas medidas já começaram a ser adotadas como as rondas durante a abertura e fechamento dos portões das escolas; elaboração e encaminhamento de notas de recomendação para pais e gestores; e a criação de um canal direto de comunicação entre diretores escolares e a PM para o informe de denúncias.

Além disso, foi montado um calendário especial de palestras educativas que serão  ministradas por policiais civis e militares em parceria com a Guarda Civil em unidades escolares. O intuito é ampliar o diálogo e a conscientização nas escolas. O primeiro encontro com os alunos acontece já na próxima segunda-feira (17), nas escolas Almeida Sampaio (8h30 e 13h30), Professora Dinorah Lemos da Silva (10h30) e Monsenhor Antônio José de Almeida (15h30). 

Fazem parte do comitê o vice-prefeito, Getúlio Sampaio, que será o presidente do Comitê; a secretária municipal de Educação, Márcia Batista; o secretário municipal de Serviços Públicos, Obras e Planejamento, Naedson Borges Silva; o secretário municipal de Governo, Silas Lomanto; a coordenadora do Núcleo Escolar de Promoção e Vigilância à Saúde, Analy Marquardt; a procuradora jurídica municipal, Suzana Andrade; o delegado de Polícia Civil, Marcos Maia; o comandante da 99ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia, Elismar Silva de Jesus e o Comandante da Guarda Civil Municipal, Ricardo Silva.

“O comitê é uma medida preventiva. Com ele pretendemos minimizar ou coibir situações violentas que possam vir a acontecer em nossas escolas. Junto com as Polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal, traçamos metas para garantir mais segurança e tranquilidade à população”, afirmou o vice-prefeito e presidente do Comitê, Getúlio Sampaio.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

SSP prende 11º integrante do Baralho do Crime durante operação contra facções

As Forças da Segurança da Bahia alcançaram no sábado (27), o 11° integrante do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública em 2024. O criminoso foi identificado como Giovane Santiago dos Santos, o "Canela". Ele ocupava a carta 3 de Copas e foi localizado na cidade de Simões Filho.   O foragido da Justiça

Dupla invade hospital e atira em paciente no interior da Bahia

Dois homens fingiram estar passando mal e invadiram o Hospital Municipal da cidade de  Brumado, no Sudoeste da Bahia, para atirarem contra um paciente que estava internado na unidade de saúde. De acordo com o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, os suspeitos invadiram o local na manhã deste domingo (28), por volta das 11h30

Homem é preso em Feira de Santana após fugir com carro roubado

Um homem foi detido na noite de sábado (27) na Avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana, após fugir em um veículo roubado.    De acordo com informações do Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, o veículo, um Chevrolet Ônix havia sido roubado no município de Alagoinhas e seguiu em direção a Feira de Santana.