Como detectar imagens geradas ou manipuladas por Inteligência Artificial

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Ultimamente, tem havido um aumento no número de imagens geradas ou manipuladas por meio de Inteligência Artificial (IA), o que pode resultar em campanhas de desinformação ou, no mínimo, causar confusão entre os internautas sobre determinados assuntos.

Com ferramentas como a Dall.E2 da OpenAI (responsável pelo ChatGPT) se tornando cada vez mais populares, há naturalmente um maior risco dessas imagens manipuladas criarem um ambiente de desconfiança ainda maior. No entanto, existem alguns sinais que podem ser procurados para verificar a veracidade de uma imagem.

De acordo com Henry Ajder, um especialista em IA, uma forma de identificar essas imagens manipuladas é observar o aspecto “plastificado”. “Muitas dessas imagens têm uma aparência muito estilizada, quase brilhante e plastificada”, observou Ajder, de acordo com o site Business Insider.

Outro sinal está nas “consistências semânticas”, com a IA frequentemente tendo problemas para lidar com fontes de luz, formas específicas ou até sutilezas na distribuição dos elementos na fotografia, como apontado pelo especialista.

A detecção de imagens falsas também deve envolver uma pesquisa mais aprofundada por parte do usuário para entender o contexto em que a imagem aparece. “Tente pesquisar a imagem da mesma forma que você pesquisaria a informação que está recebendo”, sugere Ajder.

Leia Também: Privacidade em risco: ex-funcionários da Tesla revelam práticas chocantes

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Spotify pode vir a retirar funcionalidade da versão gratuita

O Spotify decidiu integrar na versão Premium do serviço de streaming a funcionalidade que permite ver as letras das músicas na reprodução. A mudança foi feita sem qualquer anúncio e foi avistada por utilizadores da versão gratuita do Spotify, que se viram impedidas de ter acesso às letras das suas músicas favoritas. Questionado pelo site

Após SpaceX, Boeing tenta ser a 2ª empresa do mundo a levar astronautas à órbita

SALVADOR NOGUEIRASÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Nesta segunda-feira (6), a Boeing pode se tornar a segunda empresa do mundo a levar astronautas à órbita em um veículo próprio, depois da concorrente SpaceX. A Starliner CST-100, cápsula desenvolvida pela companhia para atender a encomenda de transporte espacial da Nasa, deve partir às 23h34 (de Brasília), a

X de Musk tira Brasil da lista de países em que permite anúncios políticos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Brasil deixou de constar na lista de países em que o X (antigo Twitter), do bilionário Elon Musk, diz permitir anúncios políticos. Pelo menos até a última terça (29), o país ainda estava no rol de nações em que eram permitidos "anúncios de conteúdo político" –não aparecia apenas na