Famoso da gastronomia participaram da abertura do Festival Raízes de Porto Seguro

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Os principais chefs de restaurantes, bares, hotéis e barracas de praia da Costa do Descobrimento estiveram reunidos no Porto Seguro Eco Bahia Hotel, na noite de 13 de abril, para a abertura do Festival Raízes.

O evento, promovido pela Abrasel, em parceria com o Sebrae, Senac e Prefeitura, contou ainda com a presença do premiado chef Wanderson Medeiros, dos aclamados restaurantes Picuí, de Maceió (AL), como convidado de honra, além de empresários e lideranças políticas locais.

07 O secretario de Turismo Paulinho Toa Toa ao centro com a equipe da Prefeitura de Porto SeguroEnquanto contava a sua história de sucesso no comando de restaurantes e buffet no Nordeste e em São Paulo – com o apoio da chefs Helô Lima, Natílio e Carlos Gargamel – Wanderson orientou o preparo de uma paella gigante, servida para os convidados. “Comida tem que ser saborosa, bem apresentada e farta”, ensinou.

O Festival Raízes segue até o dia 30/04, com a apresentação dos pratos e a realização de diversos eventos em Porto Seguro, Arraial d´Ajuda, Trancoso e Caraíva. 82 restaurantes estão participando, com 121 pratos, drinks, sorvetes e pizzas.

09 e1681489682787Durante a abertura, a consultora do Sebrae, Flávia Garoni destacou o crescimento do Festival Raízes e a importância do espaço que sediou a abertura. “A história do turismo em Porto Seguro está diretamente ligada ao Eco Bahia.

Para escolher um local ele tem que trazer também uma simbologia, somando com o espírito do festival. A proposta é fazer uma entrega completa e o local faz parte dessa entrega”, resume.

01 O chef Wanderson Medeiros a dir. com a chef Helo Lima e o gerente geral do GPS Gilberto TelesGilberto Teles, gerente geral do GPS (Grupo Porto Seguro de Hotéis e Resorts), que inclui ainda o Porto Seguro Praia Resort, fala da satisfação do hotel, “ícone na região”, em receber e participar do Festival Raízes. “Para nós, a gastronomia é uma parte fundamental da nossa identidade cultural e estamos felizes em poder celebrar e fortalecer essa tradição em conjunto com os participantes deste evento. Esperamos que todos possam desfrutar da experiência única que o Eco Bahia tem a oferecer e que possam levar consigo boas memórias deste lugar especial”.

05Sabores da terra e do mar: O Porto Seguro Eco Bahia Hotel participa do Festival Raízes com o prato “Nhoque de banana da terra, com recheio de queijo coalho e molho de moqueca de camarão VG”. Criado e preparado pela chef Helô Lima, especialmente para o Festival, o prato está no cardápio do aconchegante Restaurante Aroeira. Bastante reconhecida em toda a Costa do Descobrimento, ela revela o segredo do sucesso: “em primeiro lugar, é o dom, eu nasci pra isso, penso em gastronomia 24 horas por dia, depois, você tem que ser apaixonado pelo que faz, e por último, vem a dedicação total a essa missão”.

03 Paella pronta para servirE é esse dom, herdado da mãe, uma exímia cozinheira, que move a chef Helô a se aprimorar a cada dia para agradar aos mais exigentes paladares. Uma experiência, que começa na escolha dos ingredientes, sempre frescos, nem que para isso ela tenha que ficar atenta à chegada dos primeiros pescadores, trazendo os peixes e camarões do mar. Ou fazer a própria horta no hotel, para que não faltem os temperos ideais para cada receita. “Cozinha é identidade. Eu gosto de sentir cada aroma, cada sabor, cada visual. E um hotel maravilhoso desse, com esse visual deslumbrante, merece uma gastronomia à altura”, resume.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Lula homologa a terra indígena Aldeia Velha de Porto Seguro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) homologou nesta quinta-feira (18), em cerimônia em Brasília, duas terras indígenas: Aldeia Velha, em Porto Seguro/BA, e Cacique Fontoura, no Mato Grosso. A homologação é a penúltima parte do processo de demarcação. A expectativa, no entanto, era...

Carnaporto Axé Moi em Últimos dias de vendas on-line

A ansiedade aumenta, e a contagem regressiva está a todo vapor! E você, vai ficar ai parado? Não perca a chance de fazer parte do Carnaporto Axé Moi 2024 nos dias 14,15 e 16 de fevereiro, na Arena Axé Moi em Porto Seguro -...

Justiça autoriza despejo de empresário de hotel de luxo em Trancoso

O empresário Ricardo Nobre, um dos arrendatários do luxuoso hotel “Villa dos Nativos Boutique”, em Trancoso, distrito de Porto Seguro, está enfrentando um momento difícil, sendo alvo de um processo de despejo devido à falta de pagamento de uma outrora pousada, onde, hoje, o...