Secretária do Audiovisual da Cultura, Joelma Gonzaga projeta evolução do setor na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta quinta-feira (11), em Salvador, o decreto que regulamenta a Lei Paulo Gustavo. A medida libera R$ 3,8 bilhões para municípios, estados e o Distrito Federal investirem na produção de eventos culturais.

 

A ministra da Cultura Margareth Menezes e o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, anunciaram que o estado deve receber quase R$ 300 milhões em recursos para o fomento cultural. De acordo com Monteiro, serão R$ 286 milhões para o Estado, sendo R$ 148 milhões para o fundo estadual de cultura e outros R$ 138 milhões para os municípios baianos.

 

Em entrevista ao Bahia Notícias, a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga, acredita que o investimento vai abranger as carências do setor na Bahia. 

 

Natural de Salvador, Joelma esteve à frente de importantes produções nacionais como “AmarElo – É tudo para Ontem” e “Doutor Gama”. Ao BN, ela declarou que acredita em uma grande revolução com a Lei. 

 

“Nós temos a oportunidade de fazer através dela um grande pacto de impulsionamento do nosso audiovisual.”

 

Joelma ainda contou que junto com a lei Paulo Gustavo, cartilhas e propostas de editais serão lançadas, além de sugestões de uma melhor operacionalização para potencializar o audiovisual, principalmente em pequenos municípios.

 

“70% desse recurso da [lei] Paulo Gustavo é do audiovisual e ele vai chegar de fato em toda a ponta, o estado, os municípios. O ministério está muito focado em ajudar nessa operacionalização inclusive dos pequenos municípios. O audiovisual é uma das principais expressões da nossa cultura. Eu acredito que ele vai impulsionar o estado. E depois vai ser continuado com a LAB 2 [Lei Aldir Blanc 2] que é uma lei estruturante com permanência de cinco anos”, afirma. 

 

De acordo com a pasta, por meio da Lei Aldir Blanc 2, estados e municípios receberão R$ 3 bilhões anuais diretamente da União. A política tem vigência prevista de cinco anos.

 

A secretária também salientou que a Sabe, espaço do governo federal para que crianças e adolescentes acessem informações sobre direitos, aprendam a identificar diferentes tipos de violência e busquem ajuda, está pensando no setor do audiovisual.

 

“Na Sabe, a gente tá desenhando vários programas a nível nacional, que pense em toda a cadeia do audiovisual, desde o desenvolvimento de história, a escrita do roteiro, a elaboração das histórias desde a produção executiva, que é essa pessoa que vai cuidar do plano de negócios, da carreira do audiovisual e que é uma carência muito grande do setor e uma carência, acredito, aqui na Bahia”, conclui.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Homem é preso em flagrante por adquirir moeda falsa em Irecê

Um jovem de 21 anos foi preso em flagrante em Irecê, após tentar retirar de uma agência dos Correios uma encomenda em seu...

VÍDEO: Igor Kannário é vaiado após cancelar show no meio do percurso em Ribeira do Amparo

Durante a Alvorada de São Pedro em Ribeira do Amparo, na Bahia, neste sábado, 27, o cantor Igor Kannário foi vaiado após interromper...

PM prende dupla e recupera carro roubado em Vitória da Conquista após cerco na zona rural de Poções

Dois homens foram presos e um Chevrolet Onix branco foi recuperado após a atuação da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar, que ligou...