Novo plano da prefeitura destinará mais de R$ 30 mi para desenvolvimento do audiovisual em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Prefeitura de Salvador lançou, nesta quinta-feira (18), um programa que visa incentivar o desenvolvimento de projetos audiovisuais na capital baiana. Batizada como “SalCine”, a iniciativa busca fomentar a produção de longas, curtas e médias-metragens, além de apoiar a criação de games e toda a infraestrutura necessária para a realização de grandes produções na cidade. 

 

A iniciativa foi apresentada nesta manhã, na Sala de Arte Cinema da Ufba, no Vale do Canela, pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, e demais gestores municipais. “Esse é o primeiro programa municipal de audiovisual, que vem da necessidade do nosso entendimento que o audiovisual é um importante caminho para o crescimento econômico da cidade e cultural (…). Também por conta da quantidade de artistas e de produtores audiovisuais que nós já temos. A cidade concentra a maior parte dos produtores audiovisuais do estado”, destacou Tourinho em entrevista ao BN Hall. 

 

 

Durante a conversa, o secretário ainda explicou que a prefeitura se comprometeu a dobrar todo valor que for proveniente da Lei Paulo Gustavo. No total, o plano prevê a utilização de R$ 46 milhões para a cultura, sendo R$ 23 milhões oriundos da Lei, e mais R$ 23 milhões dos recursos municipais. Desse total, 70% – ou seja, R$ 32 milhões – será direcionado para o setor audiovisual. 

 

O fomento do SalCine inclui desde a formação de mão de obra qualificada, locação de equipamentos, captação e oferta de histórias originais até incentivos fiscais capazes de atrair produções estrangeiras, bem como garantir meios para exibição dos filmes. Ao BN Hall, Tourinho ainda pontuou que o programa é direcionado para pessoas que estão presentes no mercado audiovisual e atuam na área, direta ou indiretamente, assim como estudantes em formação.  

 

FUNCIONAMENTO

Os editais do SalCine serão geridos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), enquanto toda a parte de capacitação de mão de obra será liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec). 

 

Para atrair produções e fomentar a criação de festivais, está prevista a criação da Salvador Film Commission, que, de acordo com Pedro Tourinho, será “um escritório da prefeitura para facilitar e encaminhar produções audiovisuais na cidade”. Além disso, será também responsável por estabelecer em Salvador estruturas de grande porte para filmagens indoor, aliando ao grande potencial da cidade para locações externas, além de direcionar recursos para financiamento de projetos. 

 

“Estamos estudando e, em breve, teremos um parque de estúdios de grande dimensão, para podermos ofertar a esses projetos os espaços necessários, a partir de investimentos públicos e privados”, anunciou a secretária da Semdec, Mila Paes.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Margareth Menezes recebe título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará

A UFC anunciará a concessão do título de Doutora Honoris Causa à Ministra da Cultura, Margareth Menezes, em reconhecimento à sua trajetória artística,...

O recado de senador dos EUA em jantar com Eduardo Bolsonaro

O senador Tom Cotton, chefe do Comitê de Inteligência do Senado dos EUA, afirmou que o governo do presidente Donald Trump não vai...

Davidson pelo Mundo: África além dos cartões-postais – 6 cidades que merecem entrar no seu roteiro

Resumo: Turismo na África vai além dos safáris famosos, pirâmides e mercados; há cidades fascinantes fora dos circuitos tradicionais que oferecem experiências autênticas,...