TAGS

Bahia registra primeiro caso da variante Arcturus da covid-19; 2º no país

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Bahia

A Bahia registrou o primeiro caso da variante XBB.1.16 da covid- 19, conhecida como como Arcturus, no estado. Segundo informações divulgadas pelas Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), nesta quinta-feira (4), a paciente, de 70 anos, residente do município de Camaçari, faleceu.

Segundo a Sesab, a paciente teve o início de sintomas no último dia 6 de abril, com internação hospitalar no dia 13, e coleta para testagem de Sars-Cov-2 no dia 14, vindo a óbito no dia 15.

De acordo com informações colhidas durante a investigação do caso, os dados colhidos no prontuário hospitalar apontam que a paciente tinha histórico de comorbidades, e deu entrada na unidade hospitalar em estado gravíssimo, com choque séptico refratário, evoluindo com disfunção de múltiplos órgãos (DMOS), lesão infectada em membro inferior e insuficiência renal crônica. O óbito foi declarado tendo como causa básica a Covid-19.

O primeiro caso da Ômicron XBB. 1.16 da Covid 19 foi registrado em São Paulo. Nos países onde a variante já foi identificada, não foi observado o aumento da gravidade dos casos de Covid-19 que tenha se traduzido por aumento de hospitalizações e óbitos. A XBB.1.16 produz sintomas semelhantes a outras subvariantes, como febre, tosse, dor de garganta e coriza.

Diante da confirmação do caso, a Vigilância Epidemiológica da Sesab desenvolve ações semelhantes àquelas já adotadas para as demais variantes: monitoramento dos casos com o sequenciamento das amostras coletadas.

Na Índia em especial, tem sido observada em pacientes com a variante uma frequência elevada de casos de conjuntivite, observados principalmente em crianças. Conforme a Sesab, ainda não existem dados numéricos oficiais que respaldem essa observação, e tal achado parece ter sido ainda relatado em outros países. Também vale notar que, embora não muito frequente, a conjuntivite, mesmo como manifestação isolada ou predominante da Covid-19, já foi observada desde o início da pandemia.

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Homem é preso em Feira de Santana após fugir com carro roubado

Um homem foi detido na noite de sábado (27) na Avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana, após fugir em um veículo roubado.    De acordo com informações do Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, o veículo, um Chevrolet Ônix havia sido roubado no município de Alagoinhas e seguiu em direção a Feira de Santana.

Jacuipense e Juazeirene estreiam com empates na Série D do Campeonato Brasileiro

Os baianos Jacuipense e Juazeirense estrearam com empates na Série D do Campeonato. No último sábado (27), o Leão do Sisal ficou no 0 a 0 contra o Petrolina, jogando no Estádio Pedro Coelho, em Pernambuco. Já o Cancão de Fogo recebeu o Itabaiana, no Adauto Moraes, em Juazeiro, e a partida terminou em 1

‘Um Cara Comum da Bahia’: Documentário de Davi no Globoplay ganha nova data de estreia

O documentário de Davi Brito, campeão do Big Brother Brasil 24, ganhou uma nova data de estreia. A Globo anunciou no sábado (27) o nome do projeto, que ganhou uma referência a uma fala polêmica dita por Rodriguinho dentro do jogo e a nova data para o documentário ir ao ar, 8 de maio, no