Risco de Parkinson é menor em pessoas que fazem isto todas as semanas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Um estudo publicado na revista Neurology revela que a prática regular de exercício físico pode diminuir em 25% o risco de desenvolver a Doença de Parkinson. A pesquisa acompanhou mais de 95 mil mulheres ao longo de 30 anos.

De acordo com o estudo, atividades físicas como andar de bicicleta, caminhar, praticar esportes e até mesmo a limpeza têm efeitos positivos na prevenção dessa doença.

Alexis Elbaz, principal autor do estudo, destaca que o exercício é uma forma acessível de melhorar a saúde em geral. O estudo analisou a ligação entre atividades físicas e o risco de desenvolver Parkinson em diferentes grupos de voluntárias, e o grupo com maior nível de atividade física apresentou um risco 25% menor.

Elbaz ressalta que as descobertas não estão relacionadas aos primeiros sintomas da doença, mas sim ao benefício do exercício na prevenção ou retardamento do seu desenvolvimento.

A Doença de Parkinson é caracterizada por tremores, instabilidade postural, rigidez articular e lentidão nos movimentos. Além disso, há sintomas não motores como perda do olfato, distúrbios do sono, problemas intestinais e depressão. Estima-se que 1% da população mundial acima de 65 anos tenha a doença, e no Brasil cerca de 200 mil pessoas são afetadas por ela.

Leia Também: Sinais de demência que muitas vezes são considerados ‘normais’ em idosos

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Você sabe quais signos estão sempre disponíveis para aventuras?

Aceita todos os desafios? Não tem medo de arriscar? É muito provável que esteja nesta lista do PinkVilla com os signos que nunca dizem 'não' a uma aventura. Consulte a lista.  1- Áries (21 de março a 20 de abril) "Estão sempre prontos para embarcar em novas aventuras, quer se trate de uma viagem de

Como saber se o relacionamento acabou de vez?

Muitas pessoas se perguntam como saber se o relacionamento acabou de vez, se ainda há esperança de reatar ou se é melhor seguir em frente. Essa dúvida pode causar muito sofrimento e angústia, por isso é importante buscar orientação e esclarecimento. Para isso, você pode...

Coisas comuns que aumentam (e muito!) a ansiedade

A ansiedade é uma condição de saúde mental que pode causar tensão, pânico, sudorese, medo e batimentos cardíacos acelerados. Para algumas pessoas, também pode causar ataques de pânico e sintomas físicos, como dor no tórax. Infelizmente, a ansiedade às vezes pode entrar em ação...