TAGS

Saiba por que a OMS pôs fim à emergência global para covid, mas a pandemia continua

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Vacinacao contra a covid 19 no centro de saude clementino fraga em Salvador foto Paula Froes CORREIO

csm tedros bb6e10b867
Diretor-geral da OMS alerta que a emergência acabou, mas a pandemia continuará por muito tempo (Divulgação)

Embora a imensa maioria dos países já se sentisse fora de perigo e já tivesse atravessado longos processos de flexibilização lenta, gradual e até certo ponto segura, um sopro de alívio varreu o planeta na manhã de sexta-feira (05), quando o presidente da Organização Mundial da Saúde (OMS), o etíope Tedros Adhanom, comunicou: “É com grande esperança que declaramos que a covid-19 não é mais uma emergência sanitária global”. Após mais de três anos,  quase sete milhões de mortos, 765 milhões de casos e U$$ 16 trilhões de impacto econômico estimado, o que motivou a decisão da OMS?

Antes de entender as razões por trás do anúncio de Adhanom, é preciso ter consciência de que a medida não declara a extinção da pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2, nome científico do novo coronavírus. Pelo contrário. Assim como a Aids jamais perdeu a classificação recebida em meados da década de 1980, o estado pandêmico para covid permanecerá. Em síntese, a humanidade será obrigada a conviver por tempo indefinido com um inimigo que se multiplica em número substancial de variantes e subvariantes de diferentes tipos de agressividade.

O comunicado do chefe da OMS atesta apenas que o mundo não enfrenta mais o mesmo nível de risco vivido nos anos iniciais da pandemia. Em especial, 2020 e 2021, quando  a covid produziu milhares de mortes diárias e esvaziou ruas, no rastro das regras de isolamento social, lockdown e, sobretudo, medo de contrair um vírus letal e ainda desconhecido pela ciência. 

O fim da emergência sanitária imposta em 20 de janeiro de 2020, cerca de dois meses antes que a pandemia fosse oficialmente declarada pela OMS, se deve ao avanço da imunização em escala global. O desenvolvimento de vacinas para uso humano, fruto de um esforço científico global sem precedentes, ocorreu em tempo recorde. 

csm vacina c1987d1d5d
Vacinação em massa, como ocorreu em Salvador, permitiu manter a covid sob controle e encerrar ciclo (Paula Fróes/CORREIO)

Os primeiros imunizantes chegaram à população em dezembro de 2020, um ano depois que o novo coronavírus foi confirmado na China. No Brasil, a vacinação só começou em janeiro de 2021. De lá para cá, foram aplicadas 13,3 bilhões de doses no mundo inteiro, segundo dados atualizado pela OMS. Para especialistas e pesquisadores da área,  a imunização massiva é a responsável direta pelo fim do ciclo emergencial. 

“Neste momento, a covid-19 acontece em níveis controlados. O que determina o estado de emergência é quando a doença está descontrolada. Então, por ter conseguido o controle da pandemia, especialmente com a vacinação, a declaração da OMS faz sentido”, destacou o epidemiologista Pedro Hallal, professor da Universidade de Illinois Urbana-Champaign, nos Estados Unidos.

O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alberto Chebabo, disse que a decisão já era esperada, porque a covid-19  tem apresentado dados epidemiológicos compatíveis a outras doenças respiratórias endêmicas com surtos epidêmicos, a exemplo da gripe. “Não temos mais o mesmo impacto que tivemos na rede hospitalar, em mortalidade e casos graves, como em 2020 e 2021”, destacou.

csm tabela 2b86611ba6

“Tivemos grandes desafios, no que se refere a políticas públicas de contenção de transmissão, com lockdowns, distanciamentos e uso de máscaras. Ao mesmo tempo, muitos negacionistas fizeram uso político dessas medidas ou tentaram minimizar o problema.  Esse é um momento de reflexão, de olhar para frente e para trás, porque outras virão. Espero que possamos estar mais preparados para enfrentá-las”, alertou o infectologista pediátrico Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.

*Com informações da Agência Brasil e Estadão Conteúdo.

image
image
image
image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mulher morre após sofrer descarga elétrica enquanto lavava roupas em tanque no interior da Bahia

Uma tragédia chocou os moradores da zona rural de Santaluz, na Bahia, neste domingo (28). Queila Tauane Santos Reis, de apenas 24 anos, perdeu a vida após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava a atividade rotineira de lavar roupas em um tanque.   De acordo com o Calila Notícias, parceiro do Bahia Notícias, o incidente ocorreu

Governo do Estado entrega obras nas áreas de infraestrutura, mobilidade e esportes no interior da Bahia

A cidade de Bonito, na região da Chapada Diamantina, recebeu, neste domingo (28), a visita do governador Jerônimo Rodrigues. No município localizado na Chapada Diamantina, ele entregou obras nas áreas de esporte, infraestrutura, mobilidade e emprego e renda. Foram dadas, ainda, autorizações para convênios com a prefeitura e outras intervenções.   "Eu estou, realmente, muito

Lupi lança em Salvador movimento municipalista do PDT da Bahia; ex-prefeito de Araci assume coordenação

O ministro da Previdência e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, lançou, durante agenda em Salvador, na última sexta-feira (26), o Movimento Municipalista do partido na Bahia. A iniciativa será coordenada pelo ex-prefeito de Araci, Silva Neto, primeiro suplente da sigla na Assembleia Legislativa.    O intuito do movimento é defender as pautas de interesse