Vini Jr relembra racismo contra Roberto Carlos na Espanha: ‘O que mudou?’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
 
Vini Jr fez um novo post em suas redes sociais, em resposta a quem tem dito que não havia racismo no futebol espanhol antes de ele se manifestar contra. O brasileiro compartilhou o trecho de uma matéria de um canal de TV da Espanha mostrando um episódio vivido por Roberto Carlos em 1997, quando jogava pelo Real Madrid.
A reportagem mostra imagens do jogo entre Barcelona e Real Madrid ocorrido em 10 de maio daquele ano, pela La Liga, na qual o time da casa venceu por 1 a 0. Na matéria, é mostrada uma faixa estendida na arquibancada, onde está escrito “macaco” e, em seguida, a torcida do Barcelona gritando “Roberto Carlos, o p… chimpanzé”, em espanhol.
As pessoas presentes no estádio também imitavam o som de um macaco quando o brasileiro encostava na bola. Além disso, um carro mostrado na matéria foi riscado com a palavra “macaco”.
No trecho, o repórter diz que Roberto Carlos considerou ir embora da Espanha naquela temporada devido aos insultos racistas. 
 
— O racismo nos estádios espanhóis existia antes mesmo de eu nascer. O que mudou até hoje? – disse Vini, em seu Twitter.
 
 

Em 1997, Guardiola amenizou reclamação de Roberto Carlos

 
A matéria continua em outro vídeo, que não foi compartilhado por Vini Jr. Nesse trecho seguinte, Roberto Carlos fala sobre o episódio vivido na época.
 
— Quando jogamos em Barcelona, quando eu tocava na bola, a torcida ficava imitando um macaco. Em outras cidades que jogamos, não tivemos esse problema. Essa é a única cidade em que tivemos esse problema – disse o atleta.
Há também uma entrevista de Pep Guardiola, quando ainda era jogador e defendia o Barcelona, amenizando a reclamação do brasileiro.
— Ele (Roberto Carlos) falou muito sobre esse assunto. Ele fala demais, ele tem falado muita besteira o ano todo e não conhece essa região – disse o atual técnico do Manchester City.
 
 

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Milão proíbe venda de sorvetes e bebidas nas ruas após a meia-noite

A cidade de Milão, na Itália, implementou uma nova legislação que restringe a venda de sorvetes e bebidas que possam ser consumidos nas ruas depois da meia-noite, após excesso de reclamações de moradores sobre o barulho e a agitação noturna. Citado por jornal italiano, o vereador Marco Granelli disse que a lei foi criada visando

Premiê espanhol cancela agenda pública e cogita renunciar ao cargo após denúncias contra a esposa

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, analisa renunciar ao cargo após a denúncia contra sua esposa, Begoña Gómez, por suposta corrupção, e prometeu comunicar sua decisão no próximo dia 29 de abril. O premiê cancelou sua agenda público por alguns dias para poder tomar a sua decisão. Sanchez foi reeleito primeiro-ministro no ano passado após

Kate Middleton recebe título inédito do rei Charles III em meio a luta contra o câncer

O rei Charles III concedeu a Kate Middleton um título inédito, tornando-a Companheira Real da Ordem dos Companheiros de Honra. . Essa é a primeira vez que um membro da família real recebe esse título, que reconhece grandes feitos nas áreas das artes, ciência, medicina e serviço público. A Ordem dos Companheiros de Honra conta