TAGS

Bahia lança novo planejamento ambiental com ações para preservação

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Agricultura Arquivo Correio

O novo planejamento ambiental da Bahia foi lançado pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (1º). A proposta do programa Bahia + Verde é impulsionar a economia através da sustentabilidade e criar novos modelos de gestão e governança participativa, com avanços das políticas públicas ambientais. A iniciativa conta com apoio de braços da Organização das Nações Unidas (ONU).

São sete eixos de atuação com 25 projetos. Na prática, estão previstas ações de proteção e recuperação do patrimônio natural e ecoturismo, uso de tecnologia no combate ao desmatamento ilegal, e modernização de sistemas para ampliar o acesso a água encanada. Consta também a revisão de procedimentos de outorga de uso de água e a criação de áreas de proteção. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou dois decretos de revisão de normas.

“São ações para a gente organizar a pauta de responsabilidade para que a gente possa, primeiro, regrar e regulamentar o uso, e depois, utilizar-se de recursos oriundo de multas e injetar em ações ambientais. Além disso, o programa vai permitir dar conta da nossa responsabilidade e fazer articulações com a iniciativa privadas e outras instâncias do governo nesse sentido”, afirmou.  

O programa estabelece também consulta prévia aos povos indígenas, quilombolas e tradicionais, qualificação de pessoal e novos canais de comunicação com as comunidades ruais. Está previsto também a criação de projetos de energia limpa, como eólica e solar, e ampliação do uso de diesel e hidrogênio verde, a abertura de hubs de negócios regenerativos, redução da emissão de gases do efeito estufa e elaboração de planos específicos de enfretamento às mudanças climáticas.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), no CAB, e ficou lotado. O representante adjunto da ONU para Alimentação e Agricultura, Gustavo Chianca, apresentou alguns dados.

“Em todo o mundo a degradação da terra afeta quase 2 bilhões de hectares, onde vivem 1,5 bilhão de pessoas. Todos os anos 12 milhões de hectares de terra são degradados, o que representa cerca de 23 hectares por minuto. Entre agora e 2030, a restauração e a proteção de 350 milhões de hectares de ecossistema terrestres e aquáticos degradados poderá gerar U$ 9 trilhões em serviços ecossistêmicos, ou seja, restaurar traz dinheiro. Preservar é o nosso futuro”, afirmou.  

O novo planejamento estabelece também a ampliação e eficácia de recursos financeiros nessas áreas com foco na economia global de sustentabilidade. Segundo as autoridades, as ações devem começar a partir deste mês de junho.

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prefeitura de Juazeiro retira estátua de Daniel Alves após recomendação do MP-BA

A Prefeitura de Juazeiro retirou a estátua de Daniel Alves, que estava localizada na Orla II da cidade. De acordo com o site Rede GN, parceiro do Bahia Notícias, o recolhimento do monumento aconteceu na manhã desta segunda-feira (29). O executivo municipal cumpriu recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA).   "A gestão Suzana Ramos

Com voto de Toffoli para suspensão e realização de diligências, STF retoma julgamento de recurso de desembargadora alvo da Faroeste

Em plenário virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou na última sexta-feira (26) o julgamento de recurso (agravo regimental) interposto pela desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Lígia Maria Ramos Cunha Lima, contra decisão que negou seguimento ao habeas corpus para seu retorno ao cargo na Corte. A magistrada é um dos alvos

Mulher morre após sofrer descarga elétrica enquanto lavava roupas em tanque no interior da Bahia

Uma tragédia chocou os moradores da zona rural de Santaluz, na Bahia, neste domingo (28). Queila Tauane Santos Reis, de apenas 24 anos, perdeu a vida após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava a atividade rotineira de lavar roupas em um tanque.   De acordo com o Calila Notícias, parceiro do Bahia Notícias, o incidente ocorreu