Advogado é agredido por policial com ‘cabeçada’ e chutes: “Você é um bosta”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Lucas Lima, advogado criminalista, foi agredido por um policial civil enquanto atuava na defesa de um cliente. O caso aconteceu na cidade de Batatais, em São Paulo. No vídeo, que circula pelas redes sociais desde a noite desta quarta-feira (6), é possível ver que ele é atingido por chutes, socos, empurrão e leva também uma cabeçada. 

 

Antes da agressão, o advogado foi à delegacia para acompanhar uma audiência de flagrante delito. Ao chegar à unidade, segundo boletim de ocorrência, Lima constatou que seu cliente já estava dentro da viatura. Ele afirma ter estranhado a situação, porque, de acordo com os familiares, o flagrante já havia ocorrido há algum tempo. 

 

Foi então que Lucas Lima teria questionado o motivo do cliente estar na viatura e confirmou em depoimento ter sido informado por policiais de que estavam retornando à casa do acusado, porque lá havia outros objetos produtos de roubo e/ou furto, como indicaram investigadores. 

 

O advogado relatou ter questionado o investigador sobre a existência de algum mandado de segurança e, segundo Lima, ele respondeu que não possuía. A partir disso, o advogado sinaliza ter pedido para que seu cliente saísse da viatura, porque não autorizariam a “invasão de domicílio”. 

 

Foi então que Lucas Lima diz que o policial teria falado que os agentes iriam de qualquer maneira. O advogado ainda garante ter se disponibilizado para ir com o cliente na viatura, mas não foi autorizado pela polícia. Ele chegou no local por conta própria e lá tentou argumentar mais uma vez sobre a necessidade do mandado. No vídeo é possível ouvir o policial o chamando de “bosta” e afirmando que Lima “enche muito o saco”

 

Pelo Instagram, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB-SP), Patricia Vanzolini, classificou o episódio como “uma agressão inominável não só a ele, mas a toda a advocacia”.

 

“Me enoja, tanto como líder da advocacia paulista quanto como advogada criminalista militante e não ficará impune”, disparou. 

Vanzolini assegurou que Lucas Lima está sendo assistido pela entidade. A OAB-SP cobra a apuração criminal e administrativa, junto à Corregedoria da Polícia e à Ordem, com a concessão de desagravo de ofício. 

 

O presidente da Comissão de Prerrogativas do Estado, Luiz Fernando Pacheco, cuidará, segundo a presidente da OAB-SP, do caso. 

 

“Está na hora, mais uma vez, da advocacia mostrar sua força, coragem e união para que fatos como esse não mais se repitam!”, concluiu.

 

Advogado é agredido por policial com ‘cabeçada’ e chutes: “Você é um bosta”

Veja ? pic.twitter.com/95RITfTi9W
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) July 6, 2023

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AL-BA aprova reestruturação e criação de cargos na PGE-BA por unanimidade

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar (PLC) que redefine a Lei Orgânica da Procuradoria Geral...

Operação Inquilinos encontra mais uma pistola em ponto de distribuição de lança-perfume

Operação Inquilinos desarticula ponto de distribuição de armas e drogas em Tancredo Neves, Salvador A manhã desta segunda-feira foi marcada por um duro golpe...