OAB-BA lança na próxima semana aplicativo do projeto MovimentAção

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No dia 15 de agosto, próxima terça-feira, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) lançará o aplicativo do projeto MovimentAção. A ferramenta foi criada pela Comissão Especial de Celeridade Processual da Seccional para mapear e combater a morosidade no Judiciário baiano. A iniciativa, até então, só existia em versão para desktop.

 

Na ocasião também será divulgado o primeiro balanço anual do projeto e será lançada uma atualização da plataforma que permitirá o registro de demora na expedição de alvarás. 

 

O evento de lançamento acontecerá no Salvador Shopping Business, na Torre Europa, às 18h30, e contará com uma palestra do professor Elpídio Donizetti, advogado e desembargador aposentado, autor de vários livros e um dos integrantes da comissão de juristas responsáveis pela elaboração do anteprojeto do novo Código de Processo Civil brasileiro.

 

O projeto MovimentAção conta com uma plataforma que recebe reclamações da advocacia baiana, a partir de regras de elegibilidade previamente divulgadas, em relação à lentidão no andamento de processos nos tribunais com jurisdição no estado da Bahia. As reclamações são examinadas para que a OAB-BA avalie a necessidade de intervir nos casos denunciados, tomando as medidas cabíveis, como oficiar o juízo ou cartório para que dê andamento ou encaminhar a questão para a corregedoria do tribunal ou a Procuradoria Jurídica da seccional.

 

A ferramenta também realiza a compilação e o tratamento consolidado dos dados recebidos, ação que é dividida em três eixos: mapeamento, proposição e acompanhamento. 

 

No mapeamento, a comissão mapeia a morosidade no estado com o uso de inteligência de dados, buscando entender as causas e apresentar soluções. Na proposição, a comissão pode visitar o juízo ou ofício para compreender a morosidade constatada, ocasião em que pode elaborar relatório para a diretoria da OAB-BA, com possíveis soluções para o problema identificado. No eixo de acompanhamento é feito o acompanhamento periódico da evolução das questões trazidas nos juízos ou ofícios reclamados.

 

Esta iniciativa da OAB-BA visa recobrar a regularidade da tramitação dos processos, em atendimento ao princípio da razoável duração do processo, que constitui garantia constitucional, assim como os meios que outorguem a celeridade de sua tramitação inciso  LXXVIII, do artigo 5º da Constituição Federal.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Procurado pela Justiça de São Paulo, homem é preso pela Polícia Civil em Teixeira de Freitas

A Polícia Civil de Teixeira de Freitas prendeu um homem procurado pela Justiça de São Paulo por roubo e associação criminosa. A ação...

No dia do BaVi, integrantes de torcida organizada foram presos com explosivo e entorpecentes em São Marcos

Policiais militares do Batalhão Gêmeos prenderam dois suspeitos de uma torcida organizada na tarde deste domingo (25), no bairro de São Marcos, durante...

Polícia investiga se crianças de Bacabal foram vistas em hotel de SP

A investigação envolve o desaparecimento de Ágatha Isabelly, 6 anos, e Allan Michael, 4, ocorrido no início de janeiro na localidade do Quilombo...