Bolsonaro diz que briga por cargos no governo é ‘casa da mãe joana’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou a atual articulação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para conseguir apoio no Congresso Nacional. Em uma entrevista especial de Dia dos Pais neste domingo (13/8) ao canal “Te Atualizei”, ele classificou os movimentos como “casa da mãe joana”, expressão que se refere a um lugar em que “vale tudo”.

Bolsonaro explicava como era a relação do presidente Lula com a Câmara dos Deputados na época em que era deputado federal. O ex-presidente disse que existia uma chamada “lista de fidelidade” que os partidos usavam para cobrar cargos e ministérios do governo conforme votavam em assuntos de interesse do Executivo.
“O líder (do partido) pegava a lista e dizia: ‘olha o meu partido teve fidelidade de 90% e tem um ministério, o outro teve fidelidade de 70% e tem dois, temos que pegar um ministério do lado de lá’. Essa briga por cargos, que hoje virou uma ‘casa da mãe joana’ é muito ruim para a governabilidade”, disse.
Bolsonaro ainda criticou os atuais titulares da Esplanada dos Ministérios de Lula. “O ministro não pode ser uma pessoa que está completamente em off sobre o assunto. Ele precisa ter algum conhecimento sobre o assunto, e hoje em dia não tem. Não quero citar nomes aqui porque eu ia ter que citar quase todos. Não entendem nada”, emendou.
Desde que assumiu o Palácio do Planalto pela terceira vez, Lula trocou dois ministros. O primeiro foi o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias, que deu lugar ao general Marcos Antonio Amaro. O segundo foi a ministra Daniela Carneiro, substituída por Celso Sabino, no Turismo.
O petista, no entanto, está em frente a uma iminente reforma ministerial. Partidos do “centrão” pleiteiam cargos no primeiro e segundo escalão da gestão e a expectativa é que o Partido Progressista (PP) e o Republicanos entre para o governo nas próximas semanas.
Já Bolsonaro também teve dificuldades na articulação durante seus quatro anos de mandato e outros ministros sofreram pressão no cargo e acabaram deixando o governo. O ex-presidente fez mais de 30 trocas entre 2019 e 2022, sendo as mais marcantes as saídas de Sergio Moro e Henrique Mandetta.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ex-chefe da PRF chega a oito meses preso por ordem de Moraes

(FOLHAPRESS) - O ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques completou oito meses preso e acumula derrotas no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Dois pedidos de soltura já foram negados pelo ministro, e a defesa de Vasques apresentou uma nova petição para a saída do ex-diretor da Papuda

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal, inclusive contra decisões do parlamento. “Temos parlamentares que têm coragem de enfrentar esse tema”, assegurou. As falas de Lira são de discurso feito, na manhã deste sábado (27), na

CGU aponta benefício ilegal a ministro de Lula e desvio em obra da Codevasf

(FOLHAPRESS) - A CGU (Controladoria-Geral da União) diz em relatório que a pavimentação de 80% de uma estrada bancada com dinheiro de emenda parlamentar do então deputado Juscelino Filho (União Brasil-MA) beneficiaria somente propriedades do atual ministro das Comunicações do governo Lula (PT)e de seus familiares. A manifestação da CGU, a qual a Folha teve