Wassef quebra silêncio sobre investigação da PF e se diz alvo de mentiras em esquema das joias

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

MARIANNA HOLANDA
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O advogado Frederick Wassef disse, em nota, neste domingo (13), estar sendo “alvo de mentiras” e negou participar do esquema de venda de joias de Jair Bolsonaro (PL), investigado pela PF (Polícia Federal).
Wassef atua na defesa do ex-presidente em alguns casos na justiça, mais notadamente envolvendo Adélio Bispo, autor da facada em Bolsonaro em 2018. O advogado foi alvo de operação da polícia na última sexta-feira (11).

“Como advogado de Jair Messias Bolsonaro, venho informar que, uma vez mais, estou sofrendo uma campanha de fake news e mentiras de todos os tipos, além de informações contraditórias e fora de contexto”, disse.

“Nunca vendi nenhuma joia, ofereci ou tive posse. Nunca participei de nenhuma tratativa, e nem auxiliei nenhuma venda, nem de forma direta ou indireta. Jamais participei ou ajudei de qualquer forma qualquer pessoa a realizar nenhuma negociação ou venda”, completou.

Na nota, Wassef diz ainda que só tomou conhecimento da existência das joias no início deste ano pela imprensa, que ligou para Bolsonaro e por ele foi autorizado a fazer uma nota à imprensa sobre o caso.

De acordo com a apuração, o ex-presidente e seus auxiliares levaram joias e relógios recebidos durante seu mandato em voo da FAB para os Estados Unidos, em dezembro passado, e lá venderam as peças.

Segundo a PF, os valores obtidos dessas vendas foram convertidos em dinheiro e ingressaram no patrimônio pessoal dos investigados, sem utilização do sistema bancário formal, com o objetivo de ocultar a origem, localização e propriedade dos valores.

Os autos apontam também o envolvimento de Frederick Wassef. O advogado, segundo o inquérito, atuou para recuperar um relógio que havia sido vendido pelo grupo, quando o primeiro conjunto de joias se tornou público e começou a repercutir e ser apurado pela PF.

O inquérito policial foi instaurado no início de março.
“A investigação também trouxe fortes indícios de que Frederick Wassef integrou o esquema criminoso, atuando na recuperação do relógio Rolex Day-Date, vendido para a loja Precision Watches”, diz um trecho da decisão de Alexandre de Moraes.
“Frederick Wassef viajou para os Estados Unidos, reavendo o bem no dia 14 de março de 2023. Posteriormente, de forma oculta, no dia 29 de março de 2023, trouxe o relógio para o Brasil, entregando para Mauro César Cid na cidade de São Paulo, para posterior devolução ao Estado brasileiro.”

A defesa de Bolsonaro disse, na noite de sexta-feira (11) que o ex-presidente coloca sua movimentação bancária à disposição das autoridades e que ele “jamais apropriou-se ou desviou quaisquer bens públicos”.

Após mais de 12 horas de silêncio sobre a operação da PF, a defesa de Bolsonaro disse ainda, em nota, que ele “voluntariamente” pediu ao TCU (Tribunal de Contas da União) em março deste ano a entrega de joias recebidas “até final decisão sobre seu tratamento, o que de fato foi feito”.

Essa foi a única manifestação do ex-mandatário sobre o caso. No sábado (12), nas redes sociais, ele publicou um vídeo com uma criança, sem qualquer relação com o tema, e desejou “bom sábado a todos”.

Leia Também: Caso das joias gera pressão no Congresso contra Bolsonaro, e apoiadores silenciam

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ator Gérard Depardieu é detido por acusações de agressão sexual em Paris

Detenção ocorreu após ele ser intimado a comparecer para um interrogatório sobre acusações de agressões sexuais feitas por duas mulheres Reprodução As denúncias das mulheres incluem alegações de agressões sexuais e comentários inapropriados durante as filmagens de um longa-metragem em 2021 e de uma curta-metragem em 2014 O ator francês Gérard Depardieu foi detido na

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal, inclusive contra decisões do parlamento. “Temos parlamentares que têm coragem de enfrentar esse tema”, assegurou. As falas de Lira são de discurso feito, na manhã deste sábado (27), na

CGU aponta benefício ilegal a ministro de Lula e desvio em obra da Codevasf

(FOLHAPRESS) - A CGU (Controladoria-Geral da União) diz em relatório que a pavimentação de 80% de uma estrada bancada com dinheiro de emenda parlamentar do então deputado Juscelino Filho (União Brasil-MA) beneficiaria somente propriedades do atual ministro das Comunicações do governo Lula (PT)e de seus familiares. A manifestação da CGU, a qual a Folha teve