CCJ aprova projeto que cria Procons virtuais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 7124/17, do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), que cria os Procons on-line. 

 

A ideia é possibilitar que os consumidores registrem suas queixas pela internet e possam, inclusive, resolver o conflito sem ter que ir até um escritório do órgão estadual.

 

O relator da proposta, deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), apresentou parecer pela constitucionalidade do texto, com alguns ajustes técnicos. O projeto foi analisado em caráter conclusivo e poderá seguir ao Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário. 

 

Segundo o texto aprovado, é direito do consumidor o atendimento não presencial pelos serviços públicos de proteção e defesa do consumidor.

 

A proposta estabelece ainda que os órgãos que integram o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor criem um sistema de resolução de conflitos por meio eletrônico.

 

COMO FUNCIONA HOJE 

Hoje, pela página consumidor.gov.br, já é possível registrar reclamações on-line, mas a empresa alvo da reclamação precisa estar cadastrada no site.

 

O consumidor registra sua reclamação e a empresa tem até 10 dias para analisar e responder. Depois, o consumidor tem até 20 dias para comentar e avaliar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi resolvida ou não.  

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça expede alvará de soltura para Gato Preto após pagamento de mais de R$ 50 mil de pensão alimentícia

O influenciador Samuel Sant'Anna, conhecido como Gato Preto, quitou a dívida de R$ 57,4 mil em pensão alimentícia e pode ser solto a...

VÍDEO: Homens ateiam fogo em área desativada dos Correios na Pituba

Mais uma ação criminosa de vandalismo foi registrada na antiga sede dos Correios, na Pituba, em Salvador. No início da manhã desta sexta-feira...

Vídeo: veja momento em que PM de folga é perseguido e morto

Câmeras de segurança capturaram a dinâmica em que um policial militar...