Em delação, Cid diz que Bolsonaro consultou militares sobre plano de novas eleições e prisão de adversários

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O ex-ajudante de ordens Mauro Cid relatou que, logo após a derrota no segundo turno da eleição, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu uma minuta de decreto para convocar novas eleições, que incluía a prisão de adversários.

 

As informações estão na delação premiada de Cid à Polícia Federal, a qual o Uol teve acesso. Segundo o relato de Cid, que é tenente-coronel do Exército, o documento foi entregue a Bolsonaro por Filipe Martins então assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, que levou um advogado constitucionalista para uma reunião com Bolsonaro no fim do ano passado.

 

Ainda segundo o depoimento de Cid, um padre também teria participado desse encontro. O tenente-coronel, entretanto, disse não se lembrar dos nomes desses dois personagens. A PF investiga se é a mesma minuta golpista encontrada na residência do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

 

Cid contou aos investigadores que, posteriormente, Bolsonaro teve reuniões com militares de alta patente e mostrou a eles parte do documento para verificar a receptividade à ideia do plano golpista. O único apoiador, de acordo com o relato, foi o comandante da Marinha, almirante Almir Garnier.

 

OUTRO LADO

Procurada pela reportagem do Uol na tarde e noite desta quarta-feira (20) por mensagens e telefonemas, a defesa de Jair Bolsonaro ainda não respondeu sobre o assunto.

 

O ex-assessor Filipe Martins foi procurado por mensagens e contatos telefônicos, mas não respondeu. Questionado sobre o assunto, o seu advogado, João Manssur, disse que não poderia se manifestar por não ter conhecimento do assunto e não estar constituído nos autos.

 

A reportagem também entrou em contato com um assessor do ex-comandante da Marinha Almir Garnier, mas não houve resposta até a conclusão desta matéria.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

VÍDEO: Bandidos tocam fogo em ônibus no bairro de São Cristóvão após PM trocar tiros com integrantes de facção criminosa

Criminosos atearam fogo em um ônibus na tarde deste sábado (27), no bairro de São Cristóvão, em Salvador. Segundo informações do site Alô Juca, o ataque teria sido represália a morte de dois traficantes no bairro ainda durante a manhã de sábado durante operação da Rondesp Atlântico.           Ver essa foto

Motorista de app do DF desconfia de corrida e ajuda PRF a evitar golpe

Um motorista de aplicativo ajudou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a desmantelar um esquema de golpe em compra de celulares na região do Distrito Federal e Goiás. O caso ocorreu neste sábado (27/4). O motorista de app aceitou uma corrida que tinha como objetivo entregar um iPhone 13 de Planaltina para Águas Lindas de Goiás.

VÍDEO: Renato Gaúcho deixa o campo com o banco de reservas antes do apito final contra o Bahia

Uma situação atípica aconteceu na partida entre Bahia e Grêmio pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Já perdendo para o Esquadrão na derrota de 1 a 0, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, o técnico Renato Gaúcho não gostou da expulsão do árbitro direcionada ao atacante Diego Costa, aos 46 minutos do segundo tempo, e