Gabriel Azevedo aciona a Justiça para não ser afastado do comando da CMBH

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (sem partido), impetrou nesta quinta-feira (31/8), no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), um mandado de segurança para garantir que não seja afastado do comando do Legislativo, caso seja aceito o pedido de abertura de um processo de cassação contra ele. A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) vota amanhã os pedidos de cassação de Gabriel e também do vereador Marcos Crispim (Pode).
 
Gabriel Azevedo não informou os fundamentos do seu pedido, mas disse que um possível afastamento, como vem sendo defendido por alguns vereadores, é “um crime”. A reportagem procurou o TJMG para saber os trâmites desse pedido e quem será o responsável pela análise, mas a assessoria do tribunal ainda não respondeu aos questionamentos. Assim que isso for feito, a reportagem será atualizada.
 
A deputada federal Duda Salabert (PDT) , que foi, até ano passado, vereadora na CMBH, comentou, em suas redes sociais, a possibilidade de cassação de Azevedo e defendeu seu afastamento. Segundo ela, o que está acontecendo na Câmara de Belo Horizonte é “algo gravíssimo”.
 
“O presidente Gabriel tem usado repetidamente de seu cargo para atacar, ameaçar e constranger vereadores. O autoritarismo e esses arroubos de fúria já eram perceptíveis desde quando eu era vereadora”, afirma a deputada que é do mesmo partido do vereador Wagner Ferreira (PDT), seu suplente, chamada por Azevedo de “resto de ontem” durante uma discussão na CMBH. A discussão de Azevedo com o pedetista é um dos motivos do pedido de cassação do presidente feito por Nely Aquino.
 
São necessários 21 dos 41 votos para que o processo contra ambos comece a tramitar. O vereador Juliano Lopes (Agir), primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), aceitou a denúncia contra Azevedo, feita na última segunda-feira por sua ex-aliada, Nely Aquino (Pode). Ela antecedeu o presidente da Câmara no comando do Legislativo antes de ser eleita, ano passado, deputada federal, e foi uma das principais responsáveis pela articulação que garantiu a eleição de Azevedo como presidente. 
 
Azevedo nega as acusações e se diz vítima de uma perseguição orquestrada pela Prefeitura de Belo Horizonte. O prefeito da capital, Fuad Nomam, não quis comentar a declaração de Azevedo.

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tarcísio acompanha Bolsonaro em ato e é criticado por ausência na Agrishow

ANA GABRIELA OLIVEIRA LIMASÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou neste domingo (28) de ato com Jair Bolsonaro (PL) e líderes rurais em Ribeirão Preto, interior do estado. O evento que homenageia o ex-presidente acontece no mesmo dia de abertura simbólica da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia

Flávio Bolsonaro pede para TCU suspender licitação do governo Lula para agências de publicidade

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue e suspenda a licitação promovida pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) para contratar agências de publicidade ao custo de R$ 197 milhões. O parlamentar aponta supostos indícios de favorecimento de empresas e possibilidade de uso dos

Juíza manda prender jornalista de PE por denúncias contra promotor

NICOLA PAMPLONARIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A juíza Andreia Caiado da Cruz, da 11ª Vara Criminal de Pernambuco, determinou a derrubada das redes sociais e a prisão do jornalista Ricardo Antunes, por descumprimento de decisão judicial para retirar do ar denúncia contra promotor do Ministério Público do estado. A defesa de Antunes afirma que