‘Imposto adicional sobre supérfluos é prejudicial aos mineiros’, diz Fiemg

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), classificou a proposta de retomar a cobrança de alíquota adicional de 2% de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em produtos considerados supérfluos, como prejudicial para o setor produtivo. Um projeto de lei (PL) que fixa o tema tramita na Assembleia Legislativa (ALMG), enviado pelo governador Romeu Zema (Novo).
O PL 1295/2023 torna a cobrança adicional do ICMS sobre itens, como bebida alcoólica, cigarro, refrigerante, rações para animais de estimação, eletrônicos e armas, entre outros, permanente. Ocorre que a modalidade do imposto foi criada para bancar o Fundo de Erradicação da Miséria (FEM) em 2011, pelo então governador Antonio Anastasia.
Pela legislação então vigente no estado, a cobrança precisava ser renovada periodicamente, o que ocorreu no governo de Fernando Pimentel (PT) em 2015 e no primeiro mandato de Zema, em 2019, estabelecendo prazo para renovação em 31 de dezembro de 2022. Com a data limite perdida, Minas Gerais não cobra o adicional do ICMS este ano.
O presidente em exercício da Fiemg, Mário Marques, afirma que a medida, se aprovada, será prejudicial para o setor produtivo industrial e diversos setores da economia, afetando “todos os consumidores mineiros”. Já o governador, em mensagem enviada à assembleia no fim de agosto contendo o projeto de lei, afirma que o recursos é de “extrema importância”, para a operacionalização do FEM.
O custeio dos fundos de combate e erradicação da pobreza são previstos constitucionalmente, por meio da Emenda Constitucional N° 31 de dezembro de 2000, que alterou o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, introduzindo artigos que regulamentam o tema, mas não criando obrigatoriedade. Os artigos específicos dizem que “poderá” ser criado a tributação adicional no âmbito estadual – nos municípios a alíquota extra é até 0,5%.
Marques, também presidente do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas-MG), ainda ressalta que a indústria de bebidas seria mais afetada pela carga tributária adicional, “o que pode impactar diretamente a produção, empregos e competitividade”. Também é destacado que a cobrança extra sobre produtos do cotidiano afetará o bolso dos consumidores, inclusive incentivando o mercado informal e prejudicando a arrecadação de impostos no longo prazo.
“A Fiemg acredita que a busca por soluções eficazes para os desafios financeiros do Estado deve ser feita de maneira a incentivar o crescimento econômico, a geração de empregos e o bem-estar de toda a população mineira e não sobrecarregando, ainda mais, com aumento de impostos”, escreve a nota.
Caso o projeto seja aprovado, o ICMS sobre alguns produtos pode chegar em até 27%, como é o caso de cigarros, armas e bebidas alcoólicas (excluindo cerveja), que hoje possuem tributação em 25%. Em 2022, o imposto rendeu aproximadamente R$ 855 milhões aos cofres públicos do Estado.
O Estado de Minas procurou o Governo de Minas para comentar o posicionamento, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno. O espaço segue aberto para atualização.

Tramitação

O projeto de Lei é uma das prioridades do Governo de Minas na ALMG. O tema precisa ser regularizado até o fim do ano para que o imposto volte a ser cobrado em 2024 e, dessa vez, sem a necessidade de renovação.
O PL 1295/2023 foi levado aos deputados no final de agosto, sendo designado para parecer em duas comissões – Constituição e Justiça (CJU) e Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), respectivamente – antes de ir a votação no plenário, em dois turnos.
Na terça-feira (5/9), os deputados da CCJ aprovaram o parecer pela constitucionalidade, legalidade e juridicidade, por 4 votos a 2 contrários. O texto agora se encontra na FFO, com relatoria do deputado Zé Guilherme (PP), que na quarta (6/9), emitiu parecer pela aprovação, o que ainda será votado pelos seus pares.
Sendo aprovado na última comissão, o texto vai ao plenário, precisando ser aprovado por maioria simples em dois turnos, ou seja 39 votos.

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Eduardo Bolsonaro entrega medalha de ‘imbrochável’ para primeiro-ministro da Hungria

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) entregou ao primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, uma moeda apelidada como "a medalha dos 3 Is". O objeto mostra uma imagem centralizada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), onde é possível ler o título "Clube Bolsonaro", seguido de três palavras que o ex-presidente já usou, em diferente ocasiões, ao falar

Equador processa México na Corte Internacional de Justiça por conceder asilo a ex-vice-presidente Glas

O Equador processou nesta segunda-feira (29) o México por conceder asilo ao ex-vice-presidente Jorge Glas investigado por corrupção e no centro de uma tempestade diplomática após a sua captura dentro da embaixada mexicana em Quito. Os equatorianos foram até a Corte Internacional de Justiça (CIJ). O Equador juntou-se à sua contraparte e apontou, nesta segunda-feira

Prefeito que teve mandato cassado em março por compra de votos é eleito novamente no RS

Em eleições suplementares realizadas neste domingo, 28, Paulo Renato Cortelini (MDB), conhecido como Gambá, foi eleito novamente como prefeito de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, após ter o mandato cassado, em 5 de março, por compra de votos nas eleições de 2020. Com 5.490 votos, 53,22% deles, Cortelini venceu o adversário