No STF, Rosa vota pela descriminalização do aborto; Barroso pede destaque e suspende julgamento

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira, 22, a favor da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Na sequência, o ministro Luís Roberto Barroso pediu destaque e interrompeu a votação. Com isso, o julgamento, que estava sendo realizado no plenário virtual, será transferido para o plenário físico.

“A criminalização da conduta de interromper voluntariamente a gestação, sem restrição, não passa no teste da subregra da necessidade, por atingir de forma o núcleo dos direitos das mulheres à liberdade, à autodeterminação, à intimidade, à liberdade reprodutiva e à sua dignidade”, escreveu Rosa Weber.

O julgamento foi aberto na madrugada deste dia 22 de setembro no plenário virtual e iria até o próximo dia 29 de setembro. Os ministros analisariam uma ação movida pelo PSOL.

A legislação hoje permite o aborto em apenas três situações – violência sexual, risco de morte para a gestante ou feto com anencefalia.

Rosa Weber é a relatora da ação. Ela se aposenta compulsoriamente do STF no final do mês. Interlocutores da presidente do STF afirmam que ela não gostaria de deixar o tribunal sem votar sobre o tema.

A ministra convocou audiências públicas para debater a descriminalização do aborto ainda em 2018. Na ocasião, afirmou que o tema precisava de “amadurecimento”, mas prometeu que o tribunal não deixaria a sociedade sem resposta.

Rosa já havia defendido, no julgamento de um caso específico na Primeira Turma, em 2016, que não é crime a interrupção voluntária da gestação no primeiro trimestre.

Leia Também: Supremo rejeita marco temporal; Frente Agropecuária quer virar o jogo no Senado

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tony Ramos recebe alta de CTI, está lúcido e apresenta melhora progressiva, diz boletim médico

O ator foi transferido para Unidade Semi-intensiva neste sábado (18) após passar por uma cirurgia de drenagem de hematoma subdural para tratar um sangramento intracraniano na quinta-feira (16) Globo/Paulo Belote O ator Tony Ramos completou recentemente 60 anos de carreira com trabalhos marcantes na TV, cinema e teatro O ator Tony Ramos, de 75 anos

Filho de Zé Vaqueiro sofre parada cardíaca e volta à UTI um dia após alta; entenda o caso

Esposa do sertanejo usou as redes sociais para agradecer o apoio do marido e contar sobre o susto que levou com o filho mais novo Reprodução/Instagram/@ingra A empresária escreveu que Arthur está na UTI por conta da Síndrome de Patau Ingra Soares, esposa do cantor Zé Vaqueiro, contou em seu Instagram na sexta-feira (17), que

Confira dicas de passeios no centro de São Paulo além da Virada Cultural

Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo É possível fazer vários outros programas, além da Virada Cultural, saindo do Anhagabaú ou para conferir antes de ir para lá curtir um show Neste sábado (18) e neste domingo (19), a capital paulista realiza mais uma edição da Virada Cultural de São Paulo, que ocorre em 22 palcos, espalhados em 12