Toffoli arquiva ação contra Renan por viagens particulares em aviões da FAB

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta terça-feira, 5, uma ação de improbidade contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL) pelo uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) quando ele era presidente do Senado.

Ao dar entrada na ação, em 2015, o Ministério Público Federal (MPF) afirmou que o senador pediu as aeronaves alegando compromissos institucionais, mas fez viagens privadas.

O processo contestava quatro voos, entre junho e dezembro de 2013, quando Renan estava em seu segundo ciclo como presidente do Senado. Ele viajou para Trancoso, na Bahia, para o casamento da filha do senador Eduardo Braga (MDB-AM), e para Recife, onde fez um implante capilar.

Ao arquivar a ação, Toffoli argumentou que, por uma questão de segurança, o senador poderia evitar viajar em voo comercial.

“O deslocamento de chefe de Poder constitui interesse público pertinente à segurança, voltado à proteção da estabilidade institucional do Estado Brasileiro”, escreveu. “Observada a necessidade de segurança do chefe do Poder Legislativo, é necessário considerar a possibilidade de inviabilidade de uso de avião comercial.”

O ministro também argumentou que não houve má-fé nem prejuízo aos cofres públicos, porque Renan Calheiros devolveu, ‘voluntariamente’, o dinheiro gasto com os voos da FAB.

A decisão acontece em um momento em que, como revelou o Estadão, ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também usaram jatinhos da Força Aérea Brasileira para eventos particulares, como leilões de cavalo e festas de aniversário.

COM A PALAVRA, O ADVOGADO LUÍS HENRIQUE MACHADO, QUE REPRESENTA RENAN CALHEIROS

“Importante salientar que a função do chefe de Poder constitui interesse público pertinente à segurança, voltado à proteção da estabilidade institucional do Estado Brasileiro, o que justifica a utilização de aeronaves. Além do mais, de acordo com a Lei de Improbidade, o Ministério Público deveria ter comprovado o dolo por parte do senador, o que não se revelou na espécie. Posto isso, é de se reconhecer que a decisão do ministro Toffoli é irretocável.”

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Baterista brasileiro Eloy Casagrande é anunciado como novo integrante do Slipknot

Icônica banda do cenário internacional marcou o ex-membro do Sepultura em uma publicação nas redes sociais Reprodução/Instagram/@slipknot Slipknot publicou foto em seu perfil oficial e marcou os membros do grupo, anunciando, assim, a entrada de Eloy Casagrande O renomado baterista Eloy Casagrande foi oficialmente anunciado como o mais novo membro do Slipknot, uma das bandas

Rock in Rio terá programação exclusiva para artistas nacionais

Festival acontece em setembro na Cidade do Rock; gêneros como samba, MBP, pop nacional e sertanejo são alguns dos estilos do ‘Dia Brasil’ Reprodução/TV Globo Ao todo mais de 40 nomes integrarão o lineup nacional Rock in Rio anunciou na última segunda-feira (29), que terá um dia do festival dedicado exclusivamente para artistas nacionais. Nomes

‘Sem juízes, você não pode dormir em paz’, alerta Cármen Lúcia

"Celebridade é celebridade." A frase é de um advogado que aguardava com celular em punho a passagem da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), para tentar uma selfie. Ela esteve nesta segunda-feira, 29, em um seminário sobre os 40 anos das "Diretas Já" na seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em São