Corregedor-geral do TJ-BA preside 92º Encoge realizado no Maranhão

Publicado:

Inovar e transformar. Esse é o objetivo do 92º Encontro do Colégio de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), presidido pelo corregedor-geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. Realizado em São Luís, no Maranhão, o evento reuniu autoridades de todo o país para tratar sobre o tema “Justiça para Todos: Estratégias Inovadoras para uma Sociedade Pacífica e Inclusiva”. 

 

Iniciado na noite de quarta-feira (4), no Hotel Blue Tree Towers, o encontro foi aberto pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), desembargador Paulo Velten, e teve a aula magna a cargo do ministro Luis Felipe Salomão, corregedor nacional. 

 

A noite também foi marcada pela entrega da Medalha “Adolfo Leitão Guerra”, instituída pela corregedoria do TJ-BA, ao presidente do TJ-MA e ao corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho. A honraria foi entregue pelo desembargador Rotondano.  

 

O ministro Luis Felipe Salomão destacou o cenário atual de mudanças no judiciário, no qual as 87 Corregedorias do país têm a responsabilidade de gerir a máquina judiciária nesse ambiente, com quase 500 mil servidores e cerca de 80 milhões de processos, dos quais 70% estão na justiça estadual. 

 

“O espírito maior dos Encoges é unir esforços, compartilhar ideias, provocar reflexões e possibilitar o retorno aos nossos estados com energias renovadas para enfrentar as desafiadoras atribuições das Corregedorias”, explicou o corregedor-geral do TJ-BA. 

 

Os debates continuaram nesta quinta-feira (5) e um dos temas foi o sistema prisional brasileiro. A palestra, ministrada pelo desembargador Luís Geraldo Lanfredi, do Tribunal de Justiça de São Paulo, auxiliar do Conselho Nacional de Justiça e coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema Socioeducativo, teve como tema “Estado de Coisas Inconstitucionais no Sistema Carcerário – Soluções Concretas e Visão Prospectiva”. 

 

Nesta edição do Encoge, foi dado um tempo maior para a realização das oficinas temáticas, focadas no compartilhamento de boas práticas, garantindo a possibilidade de aprofundamentos dos debates e proposição de enunciados qualificados. As conclusões da 92ª Reunião do Colégio vão compor a “Carta de São Luís”, documento deliberativo com o posicionamento dos corregedores sobre os temas apresentados, a ser divulgada ao final do encontro. 

 

“Sem descuidar das suas atribuições típicas, é fato que as Corregedorias têm vivido uma espécie de desabrochar, revelando-se pujantes instrumentos de efetivação de direitos constitucionalmente assegurados, a exemplo da moradia, do meio ambiente preservado, da ressocialização dos apenados, entre tantos outros”, destacou o presidente do CCOGE, desembargador Rotondano.  

 

O magistrado tem feito da ressocialização e da regularização fundiária uma das prioridades da gestão da Corregedoria Geral do TJ-BA. Rodas de leitura, casamentos, sarau cultural e oficinas literárias têm sido desenvolvidos nos Conjuntos Penais da Bahia. Além disso, o Núcleo de Regularização Fundiária (Nuref) da CGJ-BA, em apenas um ano, abriu mais de 14.500 matrículas e emitiu acima de 7.600 títulos de propriedade. 

 

A manhã do 92º Encoge foi encerrada com a apresentação do projeto da Corregedoria Geral do TJ-BA Virando a Página. Os presentes assistiram, in loco, a uma roda de leitura com reeducandos do sistema prisional do Maranhão. O livro debatido foi “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior. 

 

Nesta sexta-feira (6) acontece ainda a 4ª Reunião do Fórum Fundiário Nacional (FFN) – “Governança Fundiária, Sustentabilidade e Multiculturalismo”, com o objetivo de debater soluções para os problemas fundiários comuns aos Estados e melhoria da gestão fundiária.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motoristas relatam ataques a pedradas contra ônibus na região da Ceasinha, no Rio Vermelho

Motoristas de ônibus que atuaram na região da Ceasinha, no Rio Vermelho, em Salvador, viveram momentos de tensão no último fim de semana....

Amputado de uma perna e usando muletas, homem agride a namorada

Além das agressões, ele quebrou os vidros do carro da vítima Um homem de 36 anos foi preso após agredir sua namorada, de 45...

Homem é morto a tiros dentro de loja de açaí em Caraíva, distrito de Porto Seguro

Na tarde de domingo (12), um jovem de 19 anos foi assassinado a tiros em uma loja de açaí em Caraíva, no distrito...