Aulas de escolas em São João del-Rei serão suspensas até 5 de novembro

Publicado:

Os secretários municipais de saúde e educação de São João del-Rei prestaram esclarecimentos na Câmara Municipal da cidade, nesta terça-feira (24/10), após a morte de três crianças com uma ‘doença desconhecida’. A suspeita é que elas tenham sido infectadas com a bactéria Streptococcus A. 
Segundo o secretário municipal de Educação, Delço José de Oliveira, as atividades das escolas municipais serão paralisadas entre 25 de outubro e 5 de novembro para desinfecção e limpeza generalizada.
Enquanto o Secretário Municipal de Saúde, Renê Marcos Fernandes, afirmou que os casos estão em acompanhamento e reforçou que os exames das quatro crianças internadas foram enviados à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para análise. Ele confirmou que uma delas já testou positivo para a bactéria Streptococcus A.
O presidente da comissão de saúde da Câmara Municipal de São João del-Rei, Fabiano Pinto, conduziu parte da sessão com os secretários e afirmou ao Estado de Minas que o primeiro óbito não teve confirmação da bactéria, porque não havia suspeita. Porém, a criança com teste confirmado estuda na mesma escola que a vítima. 
Apesar disso, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que, até o momento, não há ligação entre nenhuma das crianças. 
Nesta quarta-feira (25/10), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), dará treinamento para os médicos da rede assistencial do município para detecção e tratamento de casos suspeitos de infecção. 

  • Leia mais: Moradores de São João del-Rei reclamam de sobrecarga na saúde pública

Os sintomas observados nas crianças são de amigdalite, febre, vômito, manchas e infecção na pele. Com as mortes, o Setor de Vigilância e Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde foi acionado. Segundo a pasta, não existe um surto, no entanto, medidas estão sendo adotadas para se evitar que algo mais grave aconteça.

* Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata

image

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia