TAGS

Charles Fernandes diz que projeto de irrigação vai transformar o Vale do Iuiu em uma nova Matopiba

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A região do Vale do Iuiu, no Sudoeste baiano, pode vir a se tornar um novo Matopiba, com expectativa de geração de renda e milhares de empregos. Quem afirma é o deputado Charles Fernandes (PSD-BA), que conversou com o Bahia Notícias sobre a autorização do governo federal, dada nesta semana, para o lançamento do edital do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiu.

 

Administrado pela Codevasf, o projeto de irrigação será executado por meio de uma parceria público-privada, e poderá alcançar uma área total irrigável de 51 mil hectares. Segundo o presidente da Codevasf, Marcelo Pinto, o projeto irá gerar 160 mil empregos e tem investimento inicial de cerca de R$ 2 bilhões na região. 

 

O deputado Charles Fernandes comemorou a iniciativa da Codevasf de dar início aos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para as obras de infraestrutura de captação e distribuição de água do projeto. O deputado destacou que desde que chegou à Câmara, em 2019, vinha tentando tirar da gaveta o projeto, até porque, segundo ele, não há uma outra fonte de sustentabilidade para a região que não seja a irrigação do Vale do Iuiu.

 

“O projeto do Vale do Iuiu foi pensado em 1976 pelo saudoso Duval de Sousa Lima. Posteriormente, veio a Codevasf, ministros, deputados, governadores começaram a discutir a viabilidade, mas nunca saía do papel. Desde quando cheguei aqui à Câmara, em 2019, coloquei como uma das nossas metas tirar da gaveta esse projeto de irrigação. Eu falei com o ministro Rui Costa no mês de abril, falei com o governador Jerônimo, que se esse projeto não saísse agora da gaveta, não saía mais nunca. E eu estou muito feliz, porque enfim foi dada a ordem de licitação para os estudos do projeto, que tem capacidade de chegar a irrigar até 80 mil hectares, embora inicialmente a expectativa seja de 51 mil hectares. Para você ter uma noção do que são 51 mil hectares, para cada hectare gerado, são quase três empregos diretos”, disse o deputado.

 

O Projeto de Irrigação do Vale do Iuiu está localizado no sudoeste da Bahia, na região do Médio São Francisco e abrange os municípios de Iuiu, Malhada, e uma parte de Sebastião Laranjeiras. Estudos apontam que a área do Vale do Iuiu tem grande potencial devido à qualidade do solo, clima favorável, captação de água do Rio São Francisco e topografia plana, além da malha rodoviária para o escoamento da produção de culturas tradicionais como o feijão, cebola, cenoura, tomate, além de frutas como abacaxi, banana, goiaba, limão e manga.

 

A cerimônia de lançamento do edital, na última segunda-feira (2), na cidade de Guanambi, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, além do presidente da Codevasf, Marcelo Pinto. Presente à cerimônia, o deputado Charles Fernandes contou ao Bahia Notícias que na ocasião, disse ao ministro Waldez Góes que o governo federal estaria viabilizando a criação de um novo vetor de desenvolvimento no Estado da Bahia. 

 

“Eu disse ao ministro Waldez que está sendo criada na Bahia uma nova Matopiba, que fica lá em cima, na divisa de Maranhão, Tocantins, Bahia e Piauí. Pois com esse projeto no Vale do Iuiu, vai nascer uma nova Matopiba, que seria a redenção, o desenvolvimento, a geração de emprego e de riqueza para toda aquela região. Eu falei para o nosso governador Jerônimo, que não há outra fonte de desenvolvimento para essa região da Bahia que não seja a irrigação do Vale do Iuiu”, concluiu o deputado Charles Fernandes.
 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

A Polícia Rodoviária Federal na Bahia está organizando mais um leilão de veículos, que será realizado de forma exclusivamente online, através do site do Leiloeiro Público. O evento está agendado para o dia 16 de maio, com início às 9h.   De acordo com o Blog Braga, parceiro do Bahia Notícias, os lotes disponíveis incluem

Bom Jesus da Lapa: Polícia Civil cumpre mandados relacionados a crimes de tráfico de drogas e homicídio

Uma operação policial liderada pelo Delegado Marcos Aurélio de Oliveira Porto foi realizada, na última sexta-feira (26), com o objetivo de executar mandados de prisão e busca e apreensão. Durante a ação, um mandado de prisão foi cumprido contra D.B.B, de 23 anos, acusado de homicídio.   Além disso, foram realizados mandados de busca e

VÍDEO: Homem é encontrado morto no mar após show em Porto Seguro

Um homem foi encontrado morto no mar próximo ao píer municipal no centro de Porto Seguro, na manhã deste sábado (27). A vítima, que ainda não foi identificada, estava vestida apenas de calça.           Ver essa foto no Instagram                       Uma