Eliziane leva à PGR pedido de indiciamento de Bolsonaro e outros 60

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A senadora Eliziane Gama (PSD-AM) entregou o relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas de 8 de janeiro pessoalmente a Elizeta Ramos, subprocuradora-geral da República, que ocupa o cargo interinamente após a saída de Augusto Aras e até que o presidente Lula escolha o fututo PGR. O documento da CPMI possui o pedido de indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros 60 envolvidos nos ataques às sede dos Três Poderes.

“Saímos com convicção de que pode haver o indiciamento. Saio otimista e certa de que teremos nos próximos dias ou semanas a denúncia pela PGR”, disse Eliziane.

A entrega foi acompanhada pelos senadores Randolfe Rodrigues (sem partido) e Rogério Corrêa (PT-MG), além da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Randolfe ressaltou o prazo de 30 dias para a manifestação do órgão sobre os pedidos para indiciar 61 pessoas, incluindo Bolsonaro; os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno; e o ex-chefe da Ajudância de Ordens Mauro Cid.

O indiciamento do ex-presidente, segundo Eliziane, é essencial pela “posição estratégica” e “não há dúvida nenhuma que ele influenciou de forma direta esses atos que ocorreram, não apenas no 8 de janeiro”, mas também o ataque à Polícia Federal em Brasília, em dezembro de 2022.

A justificativa é o possível envolvimento desses citados em crimes como associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Violência simbólica Eliziane apontou Bolsonaro como o maior culpado pelos atos golpistas de janeiro, com suas críticas aos outros Poderes, em especial ao STF, e ao criar uma “violência simbólica” antes do 8 de janeiro.

Mais cedo, a senadora levou o documento ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Eliziane realiza nesta terça-feira (24/10) e quarta-feira (25/10) um “tour da democracia” com visitas ainda à Controladoria-Geral da União (CGU), Polícia Federal e Tribunal de Contas da União (TCU) para a entrega do relatório.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Indígena Xokleng é assassinado em Santa Catarina, em meio a tensões territoriais

Hariel Paliano, indígena pertencente ao povo Xokleng, foi encontrado sem vida às margens da rodovia que conecta os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis, em Santa Catarina, no último sábado (27). O corpo de Hariel, de 26 anos, apresentava sinais de espancamento e queimaduras, segundo informações divulgadas pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). As informações são

Socialite diz que motorista a prendeu por 10 anos. Joias desapareceram

O caso da socialite Regina Lemos Gonçalves, 88 anos, mantida em cárcere privado pelo ex-motorista José Marcos Chaves Ribeiro chamou a atenção de todo o país nesta semana. Amigos da bilionária contaram ao Fantástico, que foi ao ar neste domingo (28/4), que itens valiosos do apartamento da socialite desapareceram. “Eu conhecia todas as joias dela.

Homem é perseguido e morto a tiros na zona rural de Barreiras

Um homem morreu no início da tarde deste domingo (28) na localidade de Água Doce, na zona rural de Barreiras, Bahia. Segundo Blog Braga, parceiro do Bahia Notícias, quatro indivíduos a bordo de um Fiat/Punto branco foram avistados rondando a área. Quando Maicon Douglas dos Santos Barbosa, de 28 anos, natural de Barreiras, saiu de