Lula: Bolsonaro “entrou em parafuso” e tentou golpe após 2º turno

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva  declarou nesta terça-feira (31/10) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “entrou em parafuso” após perder as eleições do ano passado e planejou um golpe de Estado para o dia de diplomação do petista, em dezembro.

Segundo Lula, o golpe ocorreria em 18 de dezembro, data original para a sua diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , mas ele teria surpreendido os conspiradores ao adiantar a data para o dia 12, quando bolsonaristas atacaram a sede da Polícia Federal e queimaram carros e ônibus na zona central de Brasília.

  • Lula sobre um ano da vitória contra Bolsonaro: ‘A vida melhorou’

“A nossa vitória foi uma vitória, eu diria, tão maiúscula que ele [Bolsonaro] ficou nocauteado. Ele ficou dentro de casa um mês, porque ele não sabia o que fazer. Porque a quantidade de dinheiro que jogaram durante o processo eleitoral, a quantidade de utilização da máquina pública para tentar evitar perder as eleições foi de tamanha magnitude que, quando ele perdeu, ele entrou em parafuso”, disse Lula no programa Conversa com o Presidente nesta terça (31/10), ao comentar a vitória nas urnas há um ano.

Golpe no dia da diplomação

Após a derrota no dia 30 de outubro de 2022, o então presidente Bolsonaro se recolheu no Palácio do Alvorada e evitou aparições públicas. Ele quebrou o silêncio apenas no início de dezembro , quando voltou a discursar aos apoiadores que faziam vigília em frente ao Alvorada.

“Na verdade, ele estava preparando um golpe. Ele estava preparando um golpe que era para acontecer no dia da minha diplomação. Como eu mudei a minha diplomação do dia 18 para o dia 12, eles foram pegos de surpresa. Mesmo assim, no dia 12, quando eu fui diplomado , fizeram aquele carnaval, enfrentaram a Polícia Federal, tocaram fogo em ônibus aqui no centro de Brasília, com a proteção da polícia”, afirmou, ainda, o presidente. “Eu estava no hotel, eu estava vendo tudo o que estava acontecendo”, acrescentou.

Segundo investigações da Polícia Federal, 18 de dezembro era tratado entre bolsonaristas como a data limite para tentar um golpe de Estado. Ela é citada, por exemplo, no áudio enviado pelo coronel Ailton Barros ao ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid , que sugere um cronograma para a intervenção das Forças Armadas.

 

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Sonda da Agência Europeia detecta ‘aranhas’ em Marte

Imagens capturadas pela Agência Espacial Europeia (ESA) revelam fenômeno em Marte que gera formas semelhantes a aracnídeos. Uma imagem capturada recentemente pela sonda ExoMars Trace Gas Orbiter , da ESA, desvendou uma série de configurações na superfície de Marte que, à primeira vista, se assemelham a um conjunto de aranhas. Essas configurações bastante particulares, encontradas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um novo grupo de cibercriminosos sequestrou imagens íntimas e dados financeiros de pacientes de consultórios de cirurgia plástica do Rio Grande do Sul e do Paraná. Também publicou prontuários de uma clínica de saúde sexual masculina em Minas Gerais. O Qiulong veio a público na sexta (19) em página na

Governo Lula nomeia indicado de Arthur Lira para substituir primo demitido no Incra

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou nesta quarta-feira, 24, Junior Rodrigues do Nascimento como superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Alagoas. Ele foi indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para a vaga que até o último dia 16 era ocupada por Wilson César