Lula nomeia João Carlos Mayer, juiz apoiado por Lira, para o TRF-1

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou, nesta terça-feira (14/11), João Carlos Mayer Soares, juiz federal da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, para exercer cargo de juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Ele entra na vaga decorrente da aposentadoria de Cândido Artur Medeiros Ribeiro Filho.

Conforme publicado pelo colunista do Metrópoles Igor Gadelha, a escolha significa uma vitória do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sobre o ministro da Justiça, Flávio Dino.

Mayer foi escolhido por Lula entre os integrantes de uma lista tríplice que tinha ainda os nomes dos magistrados Pablo Zuniga e Rosymaire Gonçalves. O nome apontado era apoiado não só por Lira, como por figuras como o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR).

Já Dino trabalhava pela escolha de Zuniga, que é maranhense como o ministro da Justiça. Lula, porém, preteriu o nome defendido por seu auxiliar.

Promessa por vaga de juiz Mayer chegou a figurar em outra lista para o TRF-1 elaborada no primeiro semestre de 2023, mas não foi escolhido por Lula. A exclusão do magistrado foi atribuída, nos bastidores do governo, a um veto de Dino, que alegava que Mayer seria “bolsonarista”.

O fato irritou Lira, que fez questão de externar seu incômodo ao governo. Lula, então, sinalizou que contemplaria o magistrado no futuro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Daniel Vorcaro diz à PF que não consegue citar políticos que frequentavam sua casa

Em depoimento à Polícia Federal (PF), Daniel Vorcaro afirmou que não conseguiria citar nominalmente quem frequentava sua casa ao ser questionado sobre as...

Homem é preso acusado de estuprar sobrinha de 3 anos dentro de casa

Um homem de 40 anos foi preso na madrugada desta sexta-feira (23/1) em Campinas, no interior de São Paulo, suspeito de estuprar a...

Denúncias contra Julio Iglesias é arquivada por “falta de jurisdição” na Espanha

O Ministério Público espanhol decidiu arquivar as denúncias por crimes sexuais e tráfico de pessoas contra o cantor Julio Iglesias, nesta sexta-feira (23)....