George Santos desiste de reeleição nos EUA após relatório da Câmara

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos divulgou, nesta quinta-feira (16/11), um relatório com “evidências substanciais” de violação de federais por parte do deputado republicano George Santos. Em resposta, ele declarou que não pretende concorrer à reeleição.

De acordo com o The New York Times, o deputado tem 23 acusações, por crimes como roubo de identidade, lavagem de dinheiro, fraude, conspiração contra os Estados Unidos (EUA), entre outros. Ele alega ser inocente. No entanto, o documento entregue pelo Comitê de Ética da Casa reúne indícios fortes de que o parlamentar enganou os doadores da campanha dele, usou os fundos arrecadados para fins pessoais e forneceu à Justiça dados financeiros incompletos.

Santos é filho de brasileiros e se diz o primeiro deputado abertamente gay eleitos pelo Partido Republicano.

O documento é resultado de aproximadamente nove meses de investigação e dá margem a uma nova tentativa de tirar Santos da Câmara. Há cerca de um mês houve uma moção que visou cassar o mandato dele, mas foi rejeitada por 213 votos a 179. O pedido havia sido feito por colegas de bancada do político, que alegavam inconsistências da biografia, além das acusações.

No entanto, a Casa entendeu que deveria esperar o avanço das investigações realizadas pelo Comitê de Ética e o tramitar judicial do caso. Em comunicado oficial, os membros do grupo afirmam que a postura de Santos não condiz com a dignidade exigida ao cargo. Eles também votaram para que as conclusões fossem enviadas ao Departamento de Justiça do país.

Despesas não explicadas Grande parte das denúncias trata dos gastos feitos com a verba das campanhas realizadas em 2020 e 2022. Ainda segundo o The New York Times, o político teria usado US$ 4.127,80 (R$ 20 mil) do dinheiro de campanha em compras de luxo, refeições, produtos da loja de cosméticos Sephora, e despesas do cartão de crédito.

Outro gasto que chamou a atenção dos investigadores foi a quantia de US$ 2.000 (R$ 9,7 mil) usada, em julho de 2022, em resorts em Atlantic City (Nova Jersey), famosa por seus cassinos. De acordo com a agenda de campanha, não havia evento marcado lá nessa época. Entretanto, um dos funcionários de Santos contou que ele costumava apostar em casas de jogos.

O relatório mostra que, em 2021, quando o deputado estaria em lua de mel, ele utilizou o cartão de campanha para transporte e hospedagem. E por fim, as autoridades relataram gastos em clínicas de estética, em serviços de aplicação de botox, em 2020.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Bolsonaro chega a 90 dias de domiciliar com futuro incerto após caso de arma

Bolsonaro chega aos 90 dias de prisão domiciliar sem definição sobre a continuidade da medida. Com o parecer da PGR pendente, o ministro...

OAB de SP suspende exercício profissional de Deolane Bezerra

A OAB-SP suspendeu o registro profissional da advogada Deolane Bezerra Santos por 90 dias, com efeito imediato, em meio a investigações associadas à...

Sobe para 164 o número de vítimas de terremoto na Venezuela 

Terremotos que atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira geraram uma considerável mobilização de resgate. Na quinta-feira, já se confirmou um saldo de...