Bahia se torna pioneira no combate à violência de gênero em eventos esportivos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Bahia se tornou pioneira no combate à violência de gênero em eventos esportivos. Na noite desta quarta-feira (29), durante o jogo Bahia x São Paulo, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro, a Polícia Civil (PC-BA), através do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPM), realizou uma ação para o enfrentamento à violência contra as mulheres.

 

“Uma das nossas ações é justamente dentro dos estádios, onde temos o maior público masculino. E nada melhor do que a gente estar junto com os clubes de futebol nessa luta para transformarmos a cultura que normaliza a violência contra a mulher e tornar o estádio um lugar seguro para as mulheres”, comentou a delegada Patrícia Oliveira, diretora do DPM.

 

A iniciativa da PC-BA faz parte da Campanha de 21 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra o público feminino nos eventos estádios. A intenção é permitir que as mulheres frequentem os espaços esportivos sem qualquer tipo de medo. O acordo de Cooperação Técnica entre os Ministérios das Mulheres e dos Esportes foi assinado no último dia 17. O objetivo é eliminar a violência de gênero e enfrentar a misoginia nos eventos esportivos, com foco principal nos jogos de futebol em âmbito nacional. Torcedora do Bahia, a administradora Fabiana Souza comemorou a ação.

 

“É uma campanha muito interessante. Acho que vale super a pena, para que as mulheres possam vir para o estádio de futebol, principalmente, para torcer para o seu time de coração e dar um show de torcida”, disse.

 

Os telões da Fonte Nova exibiram, antes da partida e no intervalo, um vídeo da campanha, com policiais femininas e jogadores do Bahia, levando uma mensagem de união de forças pelo respeito às mulheres nos estádios e nos demais ambientes esportivos. Titulares das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) e do DPM orientaram o público sobre a necessidade da união de toda a sociedade para o combate a este tipo de crime. Foi montado um posto para o recebimento de casos que possam ocorrer no local.

 

“A Polícia Civil vem com toda a sua equipe, com todo o arcabouço pronto para receber essa mulher, acolher em qualquer situação dentro dos estádios”, completou a delegada Patrícia.

 

As negociações estão em andamento para estender essas ações para o interior do estado na temporada 2024. A população pode colaborar ligando para o telefone 181, Disque Denúncia, da Secretaria da Segurança Pública (SSPBA). Não é necessário se identificar.

 

Foto: Fernando Vivas / GOVBA

 

Siga a coluna Esportes do Bahia Notícias no Google News e veja os conteúdos de maneira ainda mais rápida e ágil pelo celular ou pelo computador!

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Vitória da Conquista anuncia a contratação de Kaká para a Série B do Baiano

O Vitória da Conquista anunciou, na tarde desta terça-feira (7), a contratação do atacante Kaká, de 22 anos. O jovem é natural de Itapetinga-BA, mas foi revelado na base do Fluminense-RJ, onde ficou por 8 temporadas.           Ver essa foto no Instagram                  

Com experiência no Ceará, agentes penitenciários baianos não utilizarão câmeras corporais em primeiro momento

Os policiais penais baianos ficarão de fora da obrigatoriedade da utilização das câmeras corporais nas fardas. O governo da Bahia iniciou a operação de uso para outras forças de segurança, nesta terça-feira (6), com a divulgação do plano de atuação para o equipamento.    Apesar disso, informações chegadas ao Bahia Notícias indicam que a cúpula

Lewandowski promete à bancada evangélica mudar resolução sobre prisões

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária deve rever a Resolução nº 34 que proibia a conversão religiosa de detentos nas unidades de restrição de liberdade. O anúncio veio após uma pressão da bancada evangélica. Nesta terça-feira (7/5), o ministro de Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowsk, se reuniu com integrantes da bancada evangélica