Brasileiros presos negam envolvimento com Hezbollah em audiência

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

São Paulo – Os dois homens presos por suspeita de planejar atos terroristas no Brasil negam ter qualquer tipo de envolvimento com o grupo libanês Hezbollah.

Os suspeitos foram detidos na Operação Trapiche da Polícia Federal na última quarta-feira (8/11) e passaram por audiências de custódia nesta quinta (9/11).

Em depoimento à juíza Maria Isabel do Prado, da 5ª Vara Federal de São Paulo, Jean Carlos de Souza, de 38 anos, disse que estava ao lado de um hotel, no centro da capital paulista, quando foi abordado por dois policiais federais e um militar.

Ele negou ter ligação com terroristas e disse que tinha acabado de voltar de uma viagem ao Líbano onde teria ido se reunir com empresários para “captar negócios”.

O suspeito afirmou que está aberto a cooperar com a investigação policial, mas reclamou que vem sendo tratado “como um bandido”.

“Se existe a dúvida eu vou cooperar, se eu estou no meio de algo que vocês querem [saber] é só me perguntar. Meu celular foi recolhido, ninguém veio pedir qual a sua senha. Eu tô sendo tratado igual bandido, igual terrorista, mas não sou”, disse Jean Carlos.

Ele afirmou que mora em Santa Catarina e costuma ser parado pela Polícia Federal ao voltar de viagens no aeroporto, mas nunca foi apontado como suspeito de terrorismo.

“Eu viajo bastante, eu tenho inúmeras viagens, já fui parado algumas vezes pela Polícia Federal”, disse. Segundo ele, os policiais costumam questioná-lo nas abordagens sobre tráfico de drogas, o que ele afirma que nunca foi comprovado.

“Sair de uma acusação de tráfico onde você vai esclarecer na hora e me jogar em terrorismo é algo muito sério, muito sério mesmo”, afirmou o suspeito.

Suspeito preso na Operação Trapiche fala em audiência de custódia Morador do DF

Antes dele, o segundo brasileiro investigado no caso também negou ligação com o Hezbollah em seu depoimento. Lucas Passos Lima, de 35 anos, afirmou que trabalha com regularização de imóveis e com a venda de grãos. Ele foi preso no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

“Não tem como fazer isso, ter essa direção. Você sair de um lugar, com a idade que tem, para fazer parte de um grupo que está em guerra”, disse Lucas, que mora em Brasília. Na audiência ele afirmou que já tinha sido preso há 7 anos por posse ilegal de arma de fogo.

A Justiça manteve a prisão provisória dos dois suspeitos.

Em entrevista ao Metrópoles, o advogado responsável pela defesa de Jean Carlos, Roberto Timóteo da Silva, criticou a Operação Trapiche e disse que seu cliente “nem sabia o que era o Hezbollah”.

“A prisão em si é um completo absurdo, cheia de suposições”, afirmou Roberto. O advogado disse que a operação se baseou apenas na viagem dos dois suspeitos ao Líbano e afirmou que o caso é de “constrangimento internacional”.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tribunal empossa candidato de concurso por presunção de boa conduta; homem é investigado pela OAB

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) deu posse a um aprovado em concurso da Corte, afirmando que inquéritos policiais arquivados sem o oferecimento de denúncia e representações ainda em curso junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não bastam para afastar a presunção de boa conduta para qualquer pessoa

Polícia prende em flagrante suspeitos que fizeram idosos de reféns no bairro de Tancredo Neves, em Salvador

Uma quadrilha foi presa na tarde desta segunda-feira (29), pela Polícia Militar (PM), foram presos em flagrante sob suspeita de invadir e manter dois idosos reféns na 1ª Travessa Guiné, no bairro de Tancredo Neves, em Salvador.   Informações preliminares dão conta de que quatro homens foram presos, mas a polícia não confirma essa informação.

Personal revela como começou o affair com Gracyanne Barbosa

Apontado como amante de Gracyanne Barbosa, o personal trainer Gilson falou sobre o começo da relação com a musa fitness. Em entrevista ao Fofocalizando, ele garantiu que não era professor particular da ex-esposa de Belo e que o caso dos dois começou com amizade.  “Não existe isso de quem chegou primeiro [em quem], até porque