Enem 2023: mais de 4 mil inscritos foram eliminados no 1º dia de prova

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Mais de 4 mil pessoas foram eliminadas em todo o país no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (5/11). A informação foi repassada em entrevista coletiva do Ministério da Educação (MEC) junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na noite deste domingo.

As eliminações, de acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, se deram por motivos como portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos ou não atender orientações dos fiscais.

Já 905 participantes foram afetados por problemas logísticos como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou problemas com abastecimento de água.

A abstenção neste primeiro dia de exame, ainda segundo as fonte oficiais, foi de 28,1% dos inscritos. Na edição do ano passado, o resultado foi parecido: 28,1% dos candidatos faltaram ao primeiro dia de prova.

As informações foram repassadas pelo ministro Camilo Santana em entrevista coletiva para balanço do primeiro dia de Enem. O estado com maior índice de abstenção foi o Amazonas, com 44% dos inscritos ausentes, seguido pelo Acre (33,2%), Amapá (31,9%) e Goiás (30,9%).

A operação Enem 2023, feita pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), prendeu 15 pessoas neste domingo. Também foram apreendidos cinco celulares utilizados em fraudes e um ponto eletrônico.

Primeiro dia de prova Neste domingo, foram aplicadas duas provas, com 45 questões objetivas cada, além da redação com tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. As provas são de linguagens, códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias. Dentro da prova de linguagens, o participante responde também questões de língua estrangeira: inglês ou espanhol.

Os participantes tiveram até cinco horas e trinta minutos para resolver as questões. Os portões dos locais de prova abriram às 12h e fecharam às 13h. As provas começaram às 13h30 e se encerram às 19h, no horário de Brasília.

As provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias serão aplicadas no próximo domingo, 12 de novembro. A divulgação do gabarito do Enem está prevista para 24 de novembro, com resultados oficiais em 16 de janeiro de 2024.

Perfil De acordo com o Inep, 61% dos inscritos para o Enem são mulheres (2.411.061 pessoas) e 39% homens (1.522.931 do total). A maior parte dos candidatos já concluiu o ensino médio (48,17%). Logo atrás, vem os que estão cursando o terceiro ano em 2023 (35,61%) e os que estão cursando o ensino médio, mas não concluem em 2023 (15,76%). Há ainda um pequeno grupo que não está nem cursando o ensino médio, nem o concluiu (0,46%).

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mediado pelo TRT-BA, acordo do Carrefour pode beneficiar 720 trabalhadores demitidos após fechamento de lojas em Salvador

O  Centro de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA)  formalizou protocolo de intenção de transação que poderá alcançar 720 empregados que foram despedidos, em Salvador, após o fechamento de lojas do Grupo Carrefour Brasil. O protocolo foi formalizado após a atuação da juíza coordenadora, Mônica Sapucaia, como mediadora, contando com a co-mediação

Saiba quem são os PMs presos por suspeita de tortura a soldado no DF

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) determinou, nesta segunda-feira (29/4), a prisão temporária de 14 policiais militares. Os PMs são suspeitos de agredir e torturar um colega de farda durante o curso de formação do Batalhão de Choque (Patamo). A decisão determinou a prisão do segundo-tenente Marco Aurélio Teixeira, que

Magistrados do TJ-BA visitam unidades de associação de assistência a condenados em MG para implantação da método no estado

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) deve implementar projeto voltado à humanização do cumprimento de pena no estado. Magistrados da Corte baiana visitaram a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) nos municípios de Belo Horizonte e de Itaúna, em Minas Gerais, entre 22 e 24 de abril, para conhecer a metodologia aplicada