No CNJ, Schoucair fala sobre combate ao crime organizado na Bahia: “Precisamos de justiça qualificada e célere”

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Reconduzido para o Conselho Nacional de Justiça em agosto, o conselheiro baiano João Paulo Schoucair aponta que a parceria entre o CNJ e o Ministério Público é essencial para o aperfeiçoamento do sistema de Justiça. Em entrevista ao Bahia Notícias nesta sexta-feira (10), Schoucair também ressalta que o enfrentamento ao crime organizado na Bahia passa por uma punição efetiva e rápida das lideranças criminosas.

 

“A gente acredita que essa interface do Ministério Público com o CNJ é essencial para o aperfeiçoamento do sistema de Justiça, especialmente na matéria que nos toca, que é no enfrentamento qualificado ao combate ao crime organizado, que acreditamos ser a pauta do dia. O papel do Ministério Público como titular da ação penal é articular o enfrentamento das agências do sistema de defesa social numa perspectiva democrática, junto com a Ordem dos Advogados do Brasil, para que a gente possa punir efetivamente aqueles que precisam ser punidos, rapidamente e neutralizar as lideranças do crime organizado”, disse o conselheiro.

 

João Paulo Schoucair enalteceu o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do CNJ, ao dizer que uma das bandeiras levantadas por ele em sua gestão é dar “efetividade ao julgamento” com uma Justiça “qualificada e célere”. Além disso, o conselheiro revelou que mantém contato constante com o secretário de Segurança Pública (SSP-BA), Marcelo Werner, na construção de um diálogo conjunto para o enfrentamento do crime organizado.

 

“O secretário Marcelo Werner vem desempenhando um brilhante trabalho. Tanto na minha gestão no Gaeco e agora no Conselho Nacional de Justiça, nós nos falamos diariamente, e tivemos a possibilidade de atuar no caso da infeliz tragédia da mãe Bernadete, onde a Secretaria de Segurança, o Ministério Público vem dando resposta efetiva”, sinalizou.

 

BAIANO NO CNJ
Em agosto o plenário do Senado Federal aprovou a recondução de João Paulo Santos para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na vaga destinada como representante dos Ministérios Públicos estaduais. A indicação, relatada pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), foi aprovada com 55 votos a favor, um contrário e uma abstenção.

 

A indicação de João Paulo Schoucair foi feita pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. Schoucair nasceu em 1978, em Salvador. Ele é graduado em direito e, em 2019, tornou-se mestre em segurança pública, justiça e cidadania pela Universidade Federal da Bahia. 

 

Desde 2004, João Paulo é promotor de Justiça e, em 2018, passou a atuar como membro auxiliar da Procuradoria-Geral da República. O advogado baiano foi coordenador, entre 2020 e 2022, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e Investigações Especiais do Ministério Público da Bahia, logo antes de ser indicado pelo Procurador-Geral e aprovado pelo Senado para exercer seu primeiro mandato no CNJ como representante dos Ministérios Públicos Estaduais.

 

Schoucair atualmente é doutorando pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília. O advogado e mestre em segurança pública é ainda autor e coautor de múltiplas publicações em áreas como direito penal, processual penal e administrativo sancionador. Também possui duas premiações como Executor Destaque, em 2015 e 2016; e o Prêmio José Joaquim Calmon de Passos, em 2009.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mulher é presa com maconha, cocaína e haxixe em rodoviária do DF

Uma mulher de 23 anos foi presa por tráfico interestadual de drogas nessa segunda-feira (6/5), na Rodoviária de Sobradinho I. Durante patrulhamento, policiais militares do 13º BPM receberam uma solicitação da Polícia Civil do DF para abordar um ônibus interestadual no local. Os policiais foram informados de que uma passageira levava grande quantidade de drogas

Vitória da Conquista contrata mais três jogadores para a Série B

O conquista segue montando seu elenco visando a disputa da Série B do Campeonato Baiano 2024. O clube anunciou, nesta segunda-feira (6), mais três jogadores que irão formar o elenco na disputa da competição. Foram anunciados pelo clube o goleiro João Victor, de 27 anos; o atacante Ruan Café, de 27 anos e o meio-campista

Opinião: Geraldo Jr. e a versão ambientalista que não sobrevive à história do ex-presidente da Câmara

Memória curta é uma aposta muito comum entre os membros da classe política. Principalmente quando há mudanças bruscas no "método" de fazer política. O exemplo mais recente disso é o comportamento contraditório - para não chamar de ambíguo - do vice-governador Geraldo Jr. (MDB) que, após conduzir sucessivas tentativas de desmontes a proteções ambientais enquanto