Silverado, recheada de tecnologia, chega ao mercado por R$ 520 mil

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O mercado brasileiro de picapes grandes acaba de ganhar um integrante de peso (e respeito): a Chevrolet Silverado, uma espécie de ícone no dia a dia dos norte-americanos, o modelo mais vendido da marca no mundo, e já em sua terceira geração, ao custo de R$ 520 mil. Como destaque, além do tamanho (mas para condutores de CNH B), a quantidade de serviços de tecnologia oferecida. 

Por exemplo: ela tem um sistema de gerenciamento para ativação do número de cilindros (é um 5.3 V8 de alto rendimento acoplado a uma transmissão de 10 marchas com paddle shift,) para otimizar o consumo de gasolina (sim, não é a diesel). E, também, a possibilidade de atualização remota de todos os módulos eletrônicos do veículo. 

Sem falar nos recursos de conectividade, baseados na central multimídia Google Built-in (veja abaixo). Ela vem para enfrentar a Ford F-150 e a Dodge RAM 1500, em um mercado super premium que movimenta R$ 8 bilhões em 2023, sendo metade com picapes). E é versão única, topo de linha, a versão High Country (embora ainda possa ser customizada com mais de 70 acessórios).

O acabamento, como deveria se esperar de um modelo nessa faixa de preço, é premium – com partes da cabine de madeira, couro de qualidade forrando os assentos (com regulagem elétrica e climatização) etc. O ar-condicionado tem diferentes zonas de temperatura e o sistema de áudio premium Bose. O teto solar tem uma cortina que veda completamente a incidência de luz.

Há muitos itens de conveniência e comodidade: o acionamento elétrico da tampa traseira por controle remoto, inclusive para o fechamento, por exemplo.

A preocupação com segurança ficou evidente, com recursos como o alerta de colisão ou atropelamento com frenagem autônoma de emergência também em marcha a ré e por aí vai. 

A versão High Country conta com sistema de iluminação inteligente Full LED, grade e frisos cromados, além de elementos como estribo com acionamento elétrico. As rodas são de 20 polegadas com superfície usinada.

Segurança

O pacote de itens de segurança é bem completo: airbags frontais, laterais e de cortina; alerta de colisão e atropelamento dianteiro e de tráfego cruzado traseiro – ambos com frenagem autônoma de emergência; alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e assistente de manutenção em faixa. A resposta automática em caso de acidente e botão SOS do OnStar, o tradicional sistema de concierge e serviço da marca, são outros exemplos.

Já o motorista tem a sua disposição recursos avançados de condução como controle de cruzeiro adaptativo a partir de 25 km/h, seletor eletrônico de marchas, Head Up Display colorido com projeção de informações do veículo na base do para-brisa e opção de alerta vibratório nos bancos (saindo da faixa ele ‘reclama’, digamos assim), retrovisor interno com câmera de alta definição e visão 360 graus com múltiplos sensores para manobras.

⇒ As primeiras unidades começam a ser entregues a partir da virada do ano. E os próximos lotes serão comercializados diretamente pela rede de concessionárias Chevrolet (antes, só pré-venda, no qual foram vendidas 700 unidades).

⇒ A Silverado tem a maior caçamba da categoria, com 1.781 litros, e  a maior capacidade de reboque (4,1 toneladas)

⇒ O porte do veículo também chama a atenção: são 5.915 mm de comprimento, 2.063 mm de largura e 1.945 mm de altura. Por isso, garante o maior entre-eixos (3.745 mm) e a maior caçamba da categoria

⇒ O modelo tem um maior poder torsional, o que significa melhor ação em situações extremas, como o fora-de-estrada, e já traz de série chassi com preparação off-road

⇒ Isso garante 24,8 graus de ângulo de ataque e 21,6 graus de ângulo de saída, com altura livre em relação ao solo de 243 milímetros.

⇒ Os pneus são todo-terreno (ou misto, se preferir) e os amortecedores são da marca Rancho 

⇒ Além disso, a Silveira tem proteção extra sob o assoalho para motor e transmissão, assistente eletrônico para declives e uma tela no computador de bordo com informações do ângulo de esterçamento do volante e da inclinação horizontal e vertical da carroceria

⇒ Outro recurso interessante da Silverado é o painel digital customizável de 12,3 polegadas. Ele oferece uma vasta gama de informações técnicas e de operação do veículo. Há, até, há uma tela para o medidor de temperatura da transmissão e o tempo de uso do motor – muito útil para veículos utilitários, por sinal.

Google Built-in

A Nova Silverado inaugura um novo patamar para própria marca Chevrolet com a estreia do Google Built-in, sistema que agrega Google Assistant, Google Maps e o Google Play.

 

Isso significa que, além de garantir maior integração do multimídia com o próprio veículo, o sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital do usuário para importar da nuvem desde os apps preferidos, passando pela sua relação de destinos até a agenda pessoal.

Outro diferencial relevante é que este sistema opera de forma independente, não necessitando da conexão de um smartphone para funcionar.

O Google Built-in ainda possibilita comandar itens como o ar-condicionado e o sistema de áudio do carro por comando de voz, além de interagir com a tecnologia baseada em inteligência artificial para consultar sobre a previsão do tempo e buscar informações específicas.

Também é possível se conectar com residências inteligentes. Assim, instantes antes de entrar em casa, o usuário pode pedir para desativar o sistema de alarme ou para abrir o portão da garagem, por exemplo.

Mais uma vantagem: o Google Built-in é potencialmente compatível com uma quantidade bem maior de aplicativos, que vão muito além dos tradicionais streamings de música, mapas online e de troca de mensagens.

É possível estabelecer diversos perfis, um para cada motorista, selecionáveis na própria tela do multimídia e protegidos por senha. Há inclusive um “modo manobrista”, que bloqueia o acesso a configurações do sistema e a dados pessoais dos usuários.

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