STF julgará ação contra novo regime de precatórios em sessão virtual extraordinária

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, em sessão virtual extraordinária, pedido de liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7064, apresentada contra as alterações no regime constitucional de precatórios previstas em duas Emendas Constitucionais (ECs 113 e 114) aprovadas pelo Congresso Nacional no final de 2021. O pedido de convocação foi feito pelo relator, ministro Luiz Fux, e a data da sessão será definida pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso.

 

A ação foi ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e por quatro entidades que representam servidores públicos. 

 

Um dos pontos questionados é a imposição de limite para o pagamento de precatórios entre 2022 e 2026. De acordo com a EC 114, os recursos para o pagamento das requisições judiciais nesse período ficarão limitados ao valor atualizado da despesa paga no exercício de 2016.

 

No pedido de convocação da sessão, o relator da ação, ministro Luiz Fux, levou em consideração o adiantado trâmite do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias no Congresso Nacional e o impacto do tema debatido na ação para o orçamento federal. 

 

Os precatórios são pagamentos devidos pelo poder público em razão de sentenças judiciais definitivas e o valor deve estar previsto no orçamento.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Menino é mordido por jacaré enquanto brincava no Rio de Janeiro

Um menino foi mordido por um jacaré após cair em um canal no Rio de Janeiro. O garoto corria atrás de uma pipa quando caiu. Ao tentar se levantar para sair, sentiu a mordida do animal.   Allerandro Gomes da Silva, de 12 anos, foi internado e, segundo a Secretaria de Saúde do Rio de

FAB fará voo diário entre Brasília e Canoas, no RS, para levar ajuda

O governo federal vai enviar todos os dias uma aeronave da Força Aérea Brasileira de Brasília (FAB) para Canoas, no Rio Grande do Sul. O voo será para o envio de pessoas, equipamentos e materiais de trabalho, alimentos, água e doações. A decisão foi tomada na 4ª reunião da Sala de Situação, nesta segunda-feira (6/5).

Após vinte anos ex-policial militar vai a júri popular por tramar morte do marido

Uma ex-policial militar, acusada de ser a mandante da morte do seu ex-marido, vai a júri popular nesta segunda-feira (6). Miriam Cristiane Senche de Zacarias é acusada de ter participado da morte de seu marido, o então chefe da Polícia Militar, o tenente-coronel Paulo Roberto Zacarias Cunha.   Paulo Roberto foi morto no dia 21