Teodoro Silva Santos, Afrânio Vilela e Daniela Teixeira são empossados ministros do STJ

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Oficialmente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) passa a contar com três novos ministros. Teodoro Silva Santos, Afrânio Vilela e Daniela Teixeira tomaram posse do cargo em sessão solene realizada nesta quarta-feira (22) em Brasília. A cerimônia de posse foi conduzida pela presidente do tribunal, ministra Maria Thereza de Assis Moura.

 

Os três novos membros do STJ foram aprovados no Senado no dia 25 de outubro, após sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 10 de novembro.

 

Os desembargadores Teodoro Silva Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), e Afrânio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), foram escolhidos em uma lista de quatro nomes formada pelo Pleno do STJ em 23 de agosto. Santos entra na vaga aberta pela aposentadoria do ministro Jorge Mussi, que deixou o cargo em janeiro. Vilela vai ocupar a vaga decorrente do falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, em abril.

 

Daniela Teixeira integrou a lista tríplice formada pelo Pleno do STJ também no dia 23 de agosto, a partir de uma lista com seis nomes apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A vaga decorre da aposentadoria do ministro Felix Fischer, que ocorreu em 2022.

 

Além da ministra Maria Thereza, formaram a mesa da sessão solene o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso; a procuradora-geral da República em exercício, Elizeta Ramos; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti.

 

Foto: Lucas Pricken / STJ

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

PSOL defende militantes acusados de roubo no Aeroporto de Salvador e denuncia prisão: “Racismo estrutural”

O PSOL da Bahia defendeu o casal de militantes preso por acusação de roubo no Aeroporto de Salvador no último domingo (28). Em nota, o partido classificou a situação como mais "um episódio do racismo que estrutura esse sistema". ?? Casal é flagrado furtando celulares e relógio no Aeroporto de Salvador Confira ?? pic.twitter.com/9dbxWB5KlI —

Dina votou no Bolsonaro. Tião, no Lula. E nós três nos encontramos no Goiás profundo

Dois dos meus amigos mais próximos, que estão comigo nos momentos mais difíceis, não são da minha classe social – se é que pertenço a uma –, não têm instrução universitária, não são de ler livros nem de maratonar séries e nem têm perfil em rede social. Meus dois muito queridos são das profundezas do

Acidente de ônibus deixa 25 mortos no Peru

Um acidente de ônibus deixou 25 mortos e pelo menos 13 feridos no Peru. O veículo teria virado e caído na encosta de um rio na região de Celendín, a 963 km de Lima.   De acordo com reportagem da CNN Brasil, a procuradora provincial da região de Cajamarca, Olga Bobadilla, confirmou que o acidente