Chiara Ferragni é multada em 5,5 milhões por campanha beneficente falsa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Com quase 30 milhões de seguidores, Chiara Ferragni é uma influenciadora bem popular de moda nas redes sociais. Casada com o rapper italiano Fedez, ela foi multada em mais de um 1 milhão de euros, cerca de R$ 5,5 milhões, por “prática comercial incorreta”, depois de uma parceria com a Balocco – uma marca de pães e panetones -, com a venda de produtos para fins de caridade.

De acordo com a imprensa italiana, Chiara e a Balocco criaram um pandoro (um panetone sem frutas) de edição limitada e com um preço de 9 euros, um pouco mais de R$ 48, três vezes o preço habitual.

Uma afirmação na caixa do produto sugeria que a venda de cada um do doce significaria uma doação ao hospital pediátrico Regina Margherita, em Turim.

Investigações da polícia levantaram que a doação, de 50 mil euros, tinha sido feita pela Balocco, antes de os doces irem à venda, e a famosa embolsou 1 milhão de euros com essa campanha. Sem citar o nome de Chiara Ferragni diretamente, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni comentou sobre o assunto.

Ela fez críticas diretas aos influenciadores. “Eles não são aqueles que ganham muito dinheiro vestindo roupas e bolsas ou promovendo panetones caros fazendo as pessoas acreditarem que a caridade será feita, mas cujo preço servirá apenas para pagar cachês milionários”. O discurso foi feito no domingo (17), no último dia do evento do partido “Irmãos de Itália”.

Na segunda-feira (18), em vídeo publicado no Instagram, Chiara pediu desculpas aos fãs, mencionando um “erro de comunicação”. “Sempre tive a convicção de que quem tem mais sorte tem a responsabilidade moral de fazer o bem. É isso que quero fazer agora: pedir desculpas. Vou devolver 1 milhão de euros ao Regina Margherita para o cuidado das crianças. Cometi um erro de comunicação. Um erro que guardarei no futuro, separando completamente qualquer atividade beneficente, que sempre fiz e continuarei a fazer, das atividades comerciais”, disse.

Além de anunciar que pretende doar 1 milhão de euros para o hospital, ela confirmou que vai recorrer da decisão da Autoridade Italiana de Concorrência e Garantia do Mercado (AGCOM) em multá-la. “A multa é desproporcional e injusta. Nos próximos dias, falarei com o Rainha Margaret para entender como o hospital usará o dinheiro doado por mim e darei novidades. O meu erro permanece, mas quero ter a certeza de que algo positivo possa nascer desse erro”, concluiu.

Leia Também: Preta Gil celebra Natal após fim de tratamento e casamento

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Infraero terá de vender participação na concessão do Aeroporto Internacional de Brasília

Grande Angular Edital da Anac prevê venda dos 49% da Infraero na concessionária do...

Copa Junina: No São João, baianos lotam Pelourinho para transmissão do jogo entre Brasil e Escócia

Nesta quarta-feira, feriado de São João, baianos e visitantes lotaram o Centro Histórico de Salvador para acompanhar a transmissão do jogo Brasil x...

Suspeitos de furtar joalheria em shopping de SP são presos em Brasília

Investigações que começaram após um furto de joalheria em 2025, dentro de um shopping no interior de São Paulo, resultaram na prisão de...