Ativista cultural de Alcobaça avalia como positiva a VI Conferência Estadual de Cultura

Publicado:

O nome dela é Lailana Rosário, eleita na etapa territorial para representar a cultura de Alcobaça. Ela e outros representantes do extremo sul participaram da VI Conferência Estadual de Cultura em Feira de Santana, realizada nos dias 06, 07 e 08 de dezembro. O tema foi a cultura e a democracia em construção na terra da liberdade. Para Lailana, “a conferência é um momento muito oportuno do diálogo entre o poder público e a sociedade civil, promovendo a discussão e a construção coletiva das políticas culturais”, destacou.

Cultura de Alcobaca 1 1
Lailana Rosário (representante da cultura de Alcobaça) e Bruno Monteiro (Secretário de Cultura do estado da Bahia/SECULT)

A participação dos agentes culturais em conferências é importante porque expressam o pensamento e os anseios da população, contribuindo para o fortalecimento das expressões e dos movimentos culturais, de forma que sejam visto não apenas como entretenimento, mas como parte importante da sociedade.

É nesse sentido também que pensa o Diretor de Cultura, Romário Santos, e para ele, “o governo do atual prefeito de Alcobaça, Zico de Baito, está sendo um divisor de águas na cultura, principalmente, porque há muito tempo não existia a estrutura institucional, atualmente implementada para contribuir com a construção de políticas públicas, voltadas ao fortalecimento da cultura, não apenas como instrumento para a realização de eventos, mas como pilar da história, da tradição e das manifestações culturais do povo alcobacense”, destacou.

Cultura de Alcobaca 3 1
Representante da cultura de Alcobaça,
Lailana Rosário

A recriação do Ministério da Cultura e a aplicação de recursos das leis emergenciais vêm transformando a realidade, nunca antes vista nos segmentos culturais, isto porque, os movimentos menores e grupos coletivos têm sido os mais beneficiados com o fomento dessas políticas públicas.

Segundo o Secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Alcobaça, Serginho Figueiredo, “a representante da cultura alcobacense foi uma boa escolha, sobretudo, por fazer parte coletivo cultural de Alcobaça e por sua atuação nas causas culturais do município, como agente cultural e na mobilização de grupos da cultura municipal para a reconstrução de políticas públicas culturais”, enfatizou.

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estão abertas em Alcobaça as inscrições para o curso com certificação de condutores de embarcações de transporte de passageiros

O Curso Especial para Transporte e Segurança de Passageiros (ESEP) acontecerá no período de 02 à 06 de dezembro, em Alcobaça. Segundo o Secretário Municipal...

Alcobaça é um dos destaques no evento promovido pela Adex na Faculdade Anhanguera, em Teixeira de Freitas

Apresentação cultural, produtos da agricultura familiar, da pesca e do turismo se destacaram no evento promovido pela Agência de Desenvolvimento do Extremo Sul (ADEX),...

Encontro reúne em Teixeira de Freitas gestores e lideranças com foco no desenvolvimento da região extremo sul da Bahia

Gestores eleitos e reeleitos, equipes de governo, empresários e outras lideranças dos setores públicos e privados, associações e parceiros participaram do encontro realizado nesta...